17
Sex., maio
0 New Articles

Rússia bloqueia emissão da Euronews

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As autoridades russas bloquearam a transmissão de notícias da Euronews em todo o país. A medida foi decretada esta segunda-feira, ao abrigo da nova lei contra as notícias consideradas falsas.

De acordo com esta norma, que já visou vários meios de comunicação independentes a operar na Rússia, é, por exemplo, proibido dizer que está a haver uma guerra na Ucrânia e quem violar as diretrizes do Kremlin fica sujeito a uma pena

de até 15 anos de prisão.

Em comunicado, a Euronews "rejeita veementemente as alegações de "notícias falsas" e de apelar ao protesto dos cidadãos" e condena a "restrição imposta aos milhões de pessoas em toda a Rússia que confiaram na Euronews, mais do que nunca, para obter notícias imparciais baseadas em factos, num contexto de crescente desinformação e propaganda".

Nos termos do artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, da qual a Rússia é signatária, apelamos à autoridade russa para que desbloqueie a Euronews e permita ao povo russo "ter opiniões sem interferência e procurar, receber e transmitir informações e ideias através de quaisquer meios de comunicação e independentemente das fronteiras", tal como estabelecido pela declaração
Euronews
O canal de televisão pan-europeu considera esta "censura inaceitável" e deixa ainda uma mensagem ao público de língua russa, a de que a Euronews vai "manter a missão de continuar a fornecer informação independente, imparcial e plural".

Com vista a voltar a emitir em liberdade na Rússia, a empresa apela às autoridades locais que revoguem a decisão, com base no artigo 19 da Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), um documento do qual a Rússia é signatária e que estabelece que qualquer pessoa tem direito a "ter opiniões sem interferência e procurar, receber e transmitir informações e ideias através de quaisquer meios de comunicação e independentemente das fronteiras".

Caso a medida não seja revertida, a Euronews contempla contrapô-la na Justiça.

Para já, a emissão em russo vai permanecer disponível nas plataformas digitais.

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus