01
Sex., Jul.
0 New Articles

Notícias principais

Parlamento cabo-verdiano investiga supostos certificados falsos de funcionários

Parlamento

O Parlamento cabo-verdiano detectou supostos certificados falsos utilizados por funcionários na integração no quadro da Assembleia Nacional. O presidente da Assembleia Nacional resolveu enviar todos os processos para o Ministério Público para verificar a autenticidade dos documentos.

Líderes do Parlamento Europeu acusam Moscovo de minar segurança da Europa

Parlamento

A Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu condenou esta quarta-feira a actuação da Rússia em relação à Ucrânia, que considera minar ainda a segurança da Europa.

Num comunicado, a Conferência dos Presidentes do PE (presidente do Parlamento e líderes dos grupos políticos) sublinham que "a Ucrânia enfrenta a ameaça de uma agressão militar sem precedentes por parte da Federação Russa".

Assembleia da República considera pertinente reformular quadro legal das autarquias locais

Parlamento

O Presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República (AR), António Boene, reafirmou a necessidade urgente de se produzir no país um quadro jurídico-legal de funcionamento das autarquias locais consentâneo com o processo de descentralização em curso em Moçambique.

V sessão ordinária da Assembleia da República arranca no próximo dia 28 de Fevereiro

Parlamento

A Comissão Permanente da Assembleia da República, agendou para os dias 28 Fevereiro a 13 de Maio, a realização da quinta sessão ordinária do Parlamento.

O porta-voz da Comissão Permanente da Assembleia da República, Alberto Matukutuko, disse esta terça-feira, que já foram arrolados alguns temas para a quinta sessão ordinária, e a agenda continua em aberto.

Comissão Permanente reúne-se hoje para apreciar preparativos da V Sessão ordinária

Parlamento

A Comissão Permanente da Assembleia da República reúne-se hoje na Vigésima Sessão Ordinária para apreciar os preparativos da Quinta Sessão ordinária da Assembleia de República na Nona Legislatura.

Um comunicado recebido na nossa redacção, refere que o encontro vai apreciar a marcação das datas do início e término da sessão da Assembleia da República, programa de trabalhos e o rol de matérias que irão corporizar a Quinta sessão

AR. Novos membros da Comissão Central de Ética Pública tomam posse hoje

Parlamento

Os novos membros da Comissão Central de Ética Pública tomam posse, esta terça-feira no Parlamento, indica um comunicado da Assembleia da República, recebido na nossa redacção

Trata-se de Esperança Nhangumbe, Tiago Horácio Simba e o reverendo Marcos Macamo, designados pelos governo, Leovegildo Buanancasso, Gustavo Mavie e Páscoa Buque eleitos pela Assembleia da República, Luís Mabote Júnior designado

São Tomé e Príncipe tem nova Comissão Eleitoral Nacional

Eleicoes

A nova Comissão Eleitoral Nacional, empossada este sábado, tem o mandato de iniciar na próxima semana o seu trabalho. Faltam apenas três meses para a realização dos escrutínios de 25 de Setembro, para os quais vão afluir mais de 90 mil eleitores nos círculos eleitorais do território nacional e da diáspora. Entretanto, continua a polémica sobre a realização do recenseamento eleitoral.

Eleições em Angola não vão ter voto antecipado

Eleicoes

As eleições de 24 de Agosto em Angola não vão ter voto antecipado, com o período para a apresentação das candidaturas a terminar. Há até agora 12 candidaturas formalizadas.
Das 13 formações políticas habilitadas a concorrer ao pleito eleitoral, que decorre no dia 24 de Agosto, 12 já formalizaram os seus processos junto do Tribunal Constitucional. O partido que ainda se pode candidatar, o Django, anunciou cumprir

CNE entrega ao TC lista dos 14 milhões de angolanos habilitados a votar em Agosto

Eleicoes

14 milhões de eleitores poderão votar nas eleições angolanas de 24 de Agosto, anunciaram as autoridades. Porém o ficheiro eleitoral, entregue nesta segunda-feira, pelas autoridades à Comissão Eleitoral Nacional é já alvo de contestação por abranger cidadãos falecidos.

Adiar eleições distritais é "violar a Constituição"

Eleicoes

Partido Nova Democracia defende a realização das eleições distritais em 2024. Segundo esta força da oposição, o adiamento do pleito, como cogitou o Presidente moçambicano, representaria uma "violação" constitucional.
O partido Nova Democracia (ND), da oposição moçambicana, defende que as eleições distritais não podem ser adiadas em Moçambique, por se tratar de "uma questão constitucional".

Angola: João Lourenço quer eleições a 24 de Agosto

Eleicoes

O Presidente de Angola pretende convocar as eleições gerais para o dia 24 de Agosto de 2022. O anúncio foi feito por João Lourenço no início do encontro com o Conselho da República, órgão consultivo com o qual se reuniu esta sexta-feira.

Líbano: Eleições Legislativas ocorrem com um misto de esperança e de resignação

Eleicoes

As eleições legislativas libanesas realizam-se hoje num ambiente que envolve um misto de expectativa e de esperança mas também bastante resignação por parte dos eleitores.
Desde as últimas legislativas, o povo libanês assistiu a um declínio socioeconómico sem precedentes, com a moeda libanesa a perder 90% do seu valor (este ano ultrapassou as 30 mil libras para o dólar, por oposição às 1.500 em finais de

Partido socialista francês validou acordo eleitoral com esquerda radical

Partidos

Depois de resultados historicamente baixos nas presidenciais, abaixo dos 2% dos votos, o Conselho Nacional do Partido Socialista validou ontem o acordo estabelecido na quarta-feira com o partido de esquerda radical ‘França Insubmissa’ de Jean-Luc Mélenchon, juntando-se assim aos restantes partidos, os verdes e os comunistas, que fizeram aliança com a formação que chegou em terceira posição nas últimas presidenciais e pretendem agora obter a maioria nas legislativas do próximo mês de Junho.

Renamo reitera compromisso de continuar a trabalhar para conclusão do DDR

Partidos

A Renamo reiterou, esta terça-feira, em Maputo, o seu compromisso de continuar a trabalhar visando a conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros daquele partido.

O compromisso foi assumido pelo Presidente do maior partido da oposição no país, Ossufo Momade, na abertura da vigésima terceira sessão ordinária da Comissão Política daquela formação política.

FRELIMO propõe sete teses para debate no próximo congresso

Partidos

A FRELIMO, partido no poder em Moçambique, apresentou aos seus membros e simpatizantes sete propostas de teses para debate no 12.º congresso da organização, que vai decorrer entre 23 e 28 de setembro.
A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) propõe aos membros e simpatizantes as seguintes teses: unidade nacional, paz, reconciliação e democracia, natureza e papel do partido na organização do Estado e da sociedade, bem como

Guiné-Bissau: PAIGC decidiu adiar o seu congresso

Partidos

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) anunciou esta segunda-feira em comunicado a sua decisão de adiar a organização do seu décimo congresso que era suposto decorrer esta semana, entre os dias 17 e 20 de Fevereiro.

Secretário-geral da Frelimo destaca empenho do Presidente da República

Partidos

O secretário-geral da Frelimo destaca o empenho do Presidente da República na luta para a remoção dos males que impedem o desenvolvimento do país.

Roque Silva aponta o terrorismo, a Covid-19, a fome, doenças endémicas e a pobreza, como sendo os factores que comprometem a agenda de governação de Filipe Nyusi.

Presidente da Renamo quer trabalho nos municípios governados pelo partido

Partidos

O presidente da Renamo, Ossufo Momade, apelou aos presidentes dos municípios governados pela formação política, em Nampula, para que redobrem esforços com vista a melhoria dos serviços prestados aos munícipes.
Momade que falava, este sábado, num comício popular na localidade de Matibane, acompanhado pelos edis de Nampula, Nacala, Ilha de Moçambique e Angoche, exigiu maior responsabilidade na nobre missão de servir o povo.

Radio Cidade FM Maputo