No centro das atenções
Três palestinianos foram mortos na madrugada desta manhã no norte da Cisjordânia, num posto de controlo militar perto de Nablus. Este incidente mortífero ocorre numa altura em que o conflito israelo-palestiniano parece estar a ficar fora de controlo. E, à medida que o Ramadão se aproxima, a preocupação aumenta.
Mais notícias
Notícias principais
Uma pessoa morreu em consequência da passagem do Ciclone Tropical Freddy na cidade de Quelimane, província da Zambézia no centro de Moçambique. O fenómeno provocou a destruição de escolas, residências, hospitais e igrejas, assim como deixou mais de 30 mil pessoas desprovidas de energia eléctrica.
O governo angolano anunciou neste sábado (11) o envio de um contingente militar ao leste da República Democrática do Congo (RDC), em apoio às forças de manutenção de paz na região. O destacamento ainda precisa de ser aprovado pela Assembleia Nacional angolana.
O presidente congolês, Félix Tshisekedi, esteve reunido nesta sexta-feira (10) com uma delegação das Nações Unidas em Kinshasa, capital do país. Esta visita ocorre num momento em que confrontos pesados entre o grupo rebelde M23 e o exército congolês continuam no leste do país, aumentando o número de deslocados.
Nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes adoptou, esta quinta-feira, uma moção para expulsar a democrata Ilhan Omar da Comissão dos Negócios Estrangeiros. Os republicanos acusam-na de ter feito declarações anti-semitas no passado, pelas quais ela já tinha pedido desculpa. Ilhan Omar considera que foi excluída por ser muçulmana, imigrante e africana.
O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um "acto de terrorismo islâmico".
Após a revogação da protecção do direito ao aborto federal pelo Supremo Tribunal de Justiça na sexta-feira, pelo menos nove estados norte-americanos já baniram a intervenção voluntária da gravidez com as mulheres a manifestarem-se e com o Presidente dos Estados Unidos a dizer estar chocado com a decisão dos juizes.
O Senado francês adoptou no sábado à noite a polémica reforma das pensões, após dez dias de debates, por 195 votos contra 112. Esta votação ocorreu no dia em que centenas de milhares de pessoas voltaram a sair às ruas para mais um dia de paralisação.
A Ucrânia prepara as tropas para a esperada ofensiva na Primavera. Os combates prosseguem, mas as forças da defesa territorial têm vários pelotões em aprontamento não muito longe da linha da frente.
Num descampado na região de Zaporizhia um grupo de combate da brigada especial da defesa territorial de Dnipro prepara-se para a guerra.
Hoje foi um dia particularmente sombrio para os ucranianos. Despediram-se de um dos combatentes mais famosos das suas fileiras militares, Dmytro Kotsiubaylo. Uma morte que provocou comoção nas cerimónias fúnebres hoje em Kiev.
Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.
O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.
O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.