05
Seg., Dez.
0 New Articles

Notícias principais

Polícia reprime marcha de apoio a activistas

Angola

A polícia angolana reprimiu este sábado, 19 de Novembro, em Luanda, um grupo de manifestantes que tentavam sair à rua para exigir a libertação dos activistas Luther Campos e Tanaece Neutro, detidos desde o passado mês de Janeiro.

Stopmznews

Novo ministro da comunicação social em Angola diz ter "maior abertura à crítica"

Angola

Mário de Oliveira, novo ministro das telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação social de Angola deu conta das suas prioridades, logo após ser empossado ontem no seu cargo. Ao ser questionado sobre as críticas emitidas pela oposição sobre o desequilíbrio de tratamento das actividades políticas na comunicação social pública, o governante disse ser aberto à crítica mas ressalvou que são "as organizações que precisam de produzir actos que façam com que haja

Stopmznews

Ulisses Correia e Silva apresenta Plano de Destacamento da Guarda Costeira

Cabo Verde

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, encontra-se na Brava para fazer a apresentação do Plano de Destacamento da Guarda Costeira na ilha. A instalação de destacamento militar e embarcação para evacuação médica deve acontecer nos próximos dias.

Ataque a bar LGBTQIA+ na Noruega tratado como "acto de terrorismo islâmico"

EUA

O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um "acto de terrorismo islâmico".

Nove estados norte-americanos banem aborto após decisão do Supremo Tribunal de Justiça

EUA

Após a revogação da protecção do direito ao aborto federal pelo Supremo Tribunal de Justiça na sexta-feira, pelo menos nove estados norte-americanos já baniram a intervenção voluntária da gravidez com as mulheres a manifestarem-se e com o Presidente dos Estados Unidos a dizer estar chocado com a decisão dos juizes.

Supremo Tribunal cancela direito ao aborto

EUA

Esta sexta-feira o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acabou por conceder liberdade aos 50 estados para proibir, ou não, o aborto. Uma decisão esperada mas que já faz grande polémica no país.
50 anos depois do acórdão "Roe v. Wade" assinado em 1973 que estabeleceu o direito das americanas a abortar, o Supremo Tribunal americano decidiu voltar atrás. A partir de agora, cada Estado será livre de escolher a sua posição sobre o

Portugal participa no 73° Congresso Internacional de Astronáutica

Europe

Decorre até quinta-feira, em Paris, o 73° Congresso Internacional de Astronáutica, o evento mundial mais importante do sector. Milhares de representantes de todos os continentes marcam presença no encontro, evento que decorre no parque de exposições da Porta de Versailles. Ausente está a representação oficial da Rússia.

Rússia reforça presença em Kharkiv após anúncio de retoma ucraniana

Ucrânia

A Rússia anunciou hoje um reforço das forças militares em Kharkiv numa altura em que Kiev quer retomar esta cidade tomada por Moscovo logo no início da ofensiva.
A notícia do reforço militar russo em Kharkiv, no Leste da Ucrânia, foi veiculada pelos meios de comunicação oficiais da Rússia com fotografias de tanques russos, veículos de apoio e artilharia pesada com a conhecida insígnia Z, que marca as

Isabel II "manteve unidade e resistiu ao declínio do Reino Unido"

Europe

As cerimónias fúnebres de Isabel II vão prolongar-se durante mais de dez dias, vão cumprir um ritual que passa pela vinda do corpo do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde morreu, para Londres. Amanhã, sábado, 10 de Setembro, o caixão deve ir para o palácio Holyroodhouse, em Edimburgo, na Escócia, como prevê a Operação Ponte de Londres.

Biden disposto a defender militarmente Taiwan em caso de invasão pela China

Asia Setentrional e Central

Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Radio Cidade FM Maputo