01
Sex., Jul.
0 New Articles

Notícias principais

Polícia investiga morte de 20 jovens num bar na África do Sul

Africa

Os corpos de 20 jovens foram encontrados esta noite num bar em East London, uma cidade costeira na África do Sul, com as autoridades locais a considerarem que havia demasiadas pessoas no local de diversão nocturna e que os jovens foram esmagados pela multidão, embora não haja ainda certezas sobre a causa de morte.

Stopmznews

São Tomé e Príncipe aposta na energia solar

São Tomé e Príncipe

São Tomé e Principe está a construir a primeira central de energia solar fotovoltaica. O arquipélago vai poder começar a ter, dentro de alguns meses, energia elétrica produzida a partir da luz solar e entrar na era de energias renováveis. Por enquanto, o dia-a-dia dos são-tomenses é pautado por vários cortes de energia.

África em destaque Museu de Arte Moderna de Saint-Étienne

Africa

Abre este sábado ao público a exposição “Globalisto, uma filosofia em Movimento”. Com África em destaque, a exposição tem a curadoria do sul-africano Mo Laudi e conta obras de dezanove artistas entre eles a moçambicana Euridice Zaituna Kala.

Stopmznews

Ataque a bar LGBTQIA+ na Noruega tratado como "acto de terrorismo islâmico"

EUA

O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um "acto de terrorismo islâmico".

Nove estados norte-americanos banem aborto após decisão do Supremo Tribunal de Justiça

EUA

Após a revogação da protecção do direito ao aborto federal pelo Supremo Tribunal de Justiça na sexta-feira, pelo menos nove estados norte-americanos já baniram a intervenção voluntária da gravidez com as mulheres a manifestarem-se e com o Presidente dos Estados Unidos a dizer estar chocado com a decisão dos juizes.

Supremo Tribunal cancela direito ao aborto

EUA

Esta sexta-feira o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acabou por conceder liberdade aos 50 estados para proibir, ou não, o aborto. Uma decisão esperada mas que já faz grande polémica no país.
50 anos depois do acórdão "Roe v. Wade" assinado em 1973 que estabeleceu o direito das americanas a abortar, o Supremo Tribunal americano decidiu voltar atrás. A partir de agora, cada Estado será livre de escolher a sua posição sobre o

Zelensky exorta o G7 a tudo fazer para por fim à guerra até ao final do ano

Ucrânia

Estão reunidos desde ontem e ainda até amanhã em Elmau, no sul da Alemanha, os dirigentes do G7, o grupo de 7 das maiores potências mundiais. Na ementa das discussões, está a guerra na Ucrânia e as suas consequências. Participando na reunião por videoconferência, o Presidente Zelensky reclamou aos seus interlocutores mais sanções contra a Rússia e um empenho "máximo" para por fim à guerra até ao final do ano.

Mísseis russos atacam Kiev durante reunião do G7

Ucrânia

Kiev voltou a ser fustigada por ataques russos, com os misséis a terem atingido um infantário, causando um morto e pelo menos quatro feridos. Joe Biden pediu que aliados se mantenham unidos no apoio à Ucrânia.

Os misséis russos voltaram este domingo a atacar Kiev, causando pelo menos um morto e quatro feridos na capital ucraniana. O ataque terá também destruído um infantário e atingiu ainda o centro histórico, num dos distritos mais centrais da

União Europeia aprova estatuto de candidato para Ucrânia e Moldávia

Ucrânia

Os 27 países da União Europeia, aprovaram nesta quinta-feira 23 de junho, o estatuto de candidato da Ucrânia e da Moldávia. Uma decisão simbólica, quatro meses depois do início dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

"É um momento único e histórico, nas relações entre Ucrânia e a União Europeia. O futuro da Ucrânia será dentro da UE."

Biden disposto a defender militarmente Taiwan em caso de invasão pela China

Asia Setentrional e Central

Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Radio Cidade FM Maputo