07
Ter., Fev.
0 New Articles

"Líder dos ataques em Cabo Delgado é moçambicano"

O chefe de Estado Moçambique disse esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, que líder do grupo responsável pelos ataques perpetrados na província de Cabo Delgado é moçambicano. Filipe Nyusi reconheceu avanços no combate aos terroristas, acrescentando, porém, que “ainda é cedo para cantar vitória”

Plataforma digital empodera mulheres de Cabo Delgado

Onde estão as mulheres na construção do futuro de Cabo Delgado? Omnipresentes mas com uma voz ainda pouco audível. Foi para lhes dar voz e traçar caminhos para a paz que as investigadoras moçambicanas Tassiana Tomé e Catarina Trindade criaram a plataforma digital Muthiana.com que humaniza as vítimas do conflito e permite a articulação entre investigadores, organizações, activistas e público em geral.

terroristas morrem de fome em Cabo Delgado

Alguns terroristas estão a passar fome, segundo Filip Nyiusi, já que lhes foram cortadas as linhas de abastecimento. Outros estão em fuga na província de Cabo Delgado, devido ao fogo intenso das tropas moçambicanas e os seus aliados do Ruanda e da SADC.

União Europeia diz que luta contra o terrorismo em Moçambique também é sua

A via armada não pode ser vista como a única solução para o combate ao terrorismo no norte de Moçambique, foi a posição defendida pelo Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, que encerra hoje a sua visita de dois dias ao país.

vídeo mostra soldados a atirarem cadáveres para uma fogueira

O analista Dércio Alfazema, considera urgente que as autoridades esclareçam a situação denunciada por meio de um vídeo nas redes sociais em que soldados são vistos a atirarem cadáveres para uma fogueira supostamente algures na província de Cabo Delgado, a braços com o terrorismo desde Outubro de 2017. A missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral SAMIM anunciou em comunicado a abertura de uma investigação para apurar o local e as circunstâncias em que

Observatório do Meio Rural preocupada para as crianças e mulheres na região de Cabo Delgado

O Observatório do Meio Rural alerta para os graves impactos do terrorismo na província de Cabo Delgado no extremo norte de Moçambique. A organização denúncia as sevícias que são alvo na sua maioria mulheres e crianças nas áreas afetadas pela insurgência armada.

Reordenamento do município de Mocímboa da Praia

O Governo da província de Cabo Delgado já tem um plano de reordenamento dos bairros do município da Mocímboa da Praia, destruídos pelos ataques terroristas.

O anúncio foi feito pelo director dos Serviços provinciais de Ambiente, Reinildo Germano, tendo avançado que nos próximos dias será enviada uma equipa técnica à Mocímboa da Praia para realizar o estudo e levantamento das necessidades,

Mais artigos...