23
Dom., Jun.
0 New Articles

Autarquia esquece-se dos bairros periféricos?

Na província moçambicana de Tete, académicos e membros da sociedade civil levantam preocupações sobre alegada falta de atenção das autoridades municipais para com os bairros periféricos que estão em condições precárias.
O processo de descentralização em Moçambique, iniciado há mais de duas décadas, tem como objetivo primordial atender, de forma mais ágil e eficaz, às necessidades mais urgentes da população.

População de Tete queixa-se do preço da energia

Apesar da produção da Hidroelétrica de Cahora Bassa, consumidores de Tete dizem que pagam mais pela energia do que outras províncias de Moçambique. EDM aponta altas temperaturas na região como a causa.

A província de Tete é produtora da energia elétrica através da Hidroelétrica da Cahora Bassa (HCB). Ainda assim, a população desta região no centro de Moçambique diz-se sufocada porque alegadamente a corrente é mais cara em Tete do que

Hospital distrital de Zumbo vai ter serviço de radiologia

Em Tete, a população de Zumbo vai deixar de depender do hospital provincial e da vizinha Zâmbia, para ter acesso aos serviços de radiologia.

Neste momento o Hospital distrital de Zumbo está a ser equipado com serviços de radiologia, que poderão entrar em funcionamento ainda este ano, segundo o administrador do distrito, Lucas Muidingue.

Partido Frelimo apela vigilância contra acções que atentam contra a paz

O chefe-adjunto da Brigada central de assistência à província de Tete, apela a vigilância contra todas acções que atentem contra a paz e integridade do país.

Raimundo Diomba, lançou o apelo, este sábado em Tete, no encerramento da oitava Sessão ordinária do Comité provincial da Frelimo.

Funcionários públicos acusados de corrupção em Tete: "É gravíssimo"

Seis servidores públicos foram detidos na semana passada em Tete, acusados de sobrefaturação e conflitos de interesse em contratos com duas empresas. A confirmar-se a acusação, a punição deverá ser exemplar, diz jurista.
Dois dos suspeitos são funcionários públicos e, ao mesmo tempo, seriam sócios de empresas privadas que fizeram contratos com o Estado, orçados em 106 milhões de meticais (mais de 1,5 milhões de euros).

Influência de convergência inter-tropical poderá originar chuva intensa

Em Tete, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de chuva intensa com precipitação acima de 100 milímetros em 24 horas, devido a influência de uma convergência inter-tropical.

A situação poderá afectar severamente os distritos da região norte da província, nomeadamente Angónia, Tsangano, Macanga, Chifunde, Marávia.

Tete constrói sanitários em trinta e quatro estabelecimentos de ensino

Trinta e quatro sanitários escolares estão a ser construídos este ano em igual número de estabelecimentos de ensino da província de Tete.

Trata-se de sanitários mistos, para alunos, professores, constituídos por dois reservatórios de água.

Mais artigos...