25
Qua., maio
0 New Articles

Sistema de vigilância da Bulgária viola direitos humanos

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O sistema de vigilância e retenção secreta de dados de comunicações da Bulgária "podem ser utilizados para fins maliciosos devido à ausência de regras claras".

É esta a conclusão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem num processo que se prolongou durante uma década. O caso foi apresentado por dois advogados teve início em 2012 após centenas de queixas, algumas do início dos anos 2000.

A história recente da Bulgária está repleta de escândalos. Em 2001, houve um relatório do Ministério Público delineando mais de 300 mil operações de vigilância secretas, algo sem precedentes num pequeno país e envolveu a vigilância ilegal de jornalistas, políticos e outras figuras públicas.
ALEXANDER KASHAMOV
Advogado
Outro facto que chama a atenção é a forma como a inteligência artificial através do sistema vigilância secreta pode traçar o perfil das pessoas visadas.

Um antigo ministro do Interior da Bulgária foi acusado várias vezes de espionagem dos seus rivais políticos e até do presidente do país em 2013. A justiça apela uma reação rápida do novo governo búlgaro para criar bases sólidas para a reforma das controversas leis em vigor.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus