28
Dom., Abr.
0 New Articles

Centenas de mortos em ataque a hospital de Gaza gera revolta na Cisjordânia

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Uma escola gerida pela ONU como abrigo de refugiados também foi atingida. Milhares de palestinianos procuram refúgio dos ataques israelitas, em hospitais e escolas.
Um bombardeamento atingiu o hospital Ahli Arab, na Faixa de Gaza, provocando mais de 200 mortos. O número foi avançado pelas autoridades locais, revendo em baixa o primeiro balanço de meio milhar de fatalidades, adiantado pouco depois do

ataque, mas o número tem vindo a ser agravado por diversas fontes.

É de esperar no entanto que o número de óbitos se agrave porque, de acordo com o ministério da Saúde de Gaza, existem centenas de pessoas debaixo dos escombros.
"Entre 200 e 300 pessoas morreram num bombardeamento que atingiu a zona do hospital Ahli Arab. Centenas de vítimas estão sob os escombros", adianta a France Press, citando um comunicado do ministério da Saúde do território palestiniano controlado pelo Hamas.
O portal Ahram cita uma fonte do Hamas que aponta para pelo menos 600 mortos no Ahli Arab e acusa Israel pelo alegado "massacre" no hospital.
Israel diz ser muito cedo para comentar o alegado bombardeamento do hospital. As Forças de Defesa israelitas dizem estar ainda a investigar se foi sua responsabilidade ou se foi o lançamento falhado de um projétil pelo Hamas.
Segundo o porta-voz dos militares, Daniel Hagari, "há muitos ataques aéreos, muitos mísseis que falham e muitas notícias falsas do Hamas".
O Hamas pela voz de Ismail Hanyeh diz qu este ataque ao hospital marca "o ponto de inflexão no conflito com Israel".
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, decretou "três dias de luto" pelas vítimas do ataque desta terça-feira ao hospital.

Na Cisjordânia, centenas de palestinianos manifestam-se contra Abbas. Jornalistas da France Press no local dão conta de confrontos entre manifestantes e forças de segurança na Cisjordânia.
Em Israel, no centro do país, as sirenes de alerta para ataques aéreos fazem-se ouvir após o disparo de uma chuva de rockets a partir da Faixa de Gaza.
O governo de Benjamin Netanyahu emitiu uma recomendação para os israelitas evitarem viajar para a Turquia ou Marrocos devido ao perigo de ataques antissemitas.
Os que estiverem na Turquia devem sair de imediato, avisou o Conselho de Segurança israelita, elevando o nível de alerta para "4" para o território turco e "2" para Marrocos.
Entretanto multiplicam-se, nas capitais do mundo árabe, as manifestações frente a embaixadas israelitas ou de países que apoiam Israel.
Além do ataque ao hospital Ahli Arab, a ONU denunciou também um pouco antes o bombardeamento de uma escola que servia de abrigo a cerca de quatro mil palestinianos em al-Maghazi.

 

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews