14
Ter., maio
0 New Articles

Suécia está a investigar eventual sabotagem num cabo que a liga à Estónia

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os danos detetados terão sido causados na mesma altura em que um gasoduto da Finlândia também foi danificado. A Rússia está entre os suspeitos devido à adesão de finlandeses e suecos à NATO


A Suécia anunciou esta terça-feira estar a investigar os danos num cabo de telecomunicações que liga aquele país escandinavo à Estónia, pelo fundo do Mar Báltico.
O ministro da Defesa Civil, Carl-Oskar Bohlin, acredita que o cabo sueco tenha sido danificado na mesma altura que o gasoduto entre a Estónia e a Finlândia, no início do mês.
"Não se trata de uma rutura total do cabo. Há um dano parcial, mas não podemos ainda avaliar o que causou o dano", afirmou Bohlin.
O Ministério da Economia da Estónia especificou que o problema detetado no cabo, que é propriedade sueca, localiza-se em território estónio, cerca de 50 quilómetros ao largo da ilha de Hiiumaa, no norte do país. Os serviços afetados foram repostos alguns dias depois.
O governo sueco está a colaborar com os homólogos da Finlândia e da Estónia para apurar as causas dos danos detetados em ambas as ligações, que aparentam ser resultado de sabotagem.
Os finlandeses chegaram mesmo a avançar com suspeitas de uma sabotagem russa, como resposta à adesão do país à NATO. Putin refutou a acusação.
A Suécia também está à beira de entrar na Aliança Atlântica

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews