28
Dom., Abr.
0 New Articles

Mali: Novos combates entre exército e rebeldes na região de Kidal

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Este domingo, houve relatos de combates entre o exército maliano e os separatistas tuaregues na região de Kidal, no norte do Mali. A retirada da Minusma tem gerado uma corrida pelo controlo do território entre a junta militar maliana, os rebeldes tuaregues e os jihadistas.


Este domingo, o exército do Mali e a rebelião tuaregue travaram novos combates na região de Kidal, no norte do país, bastião dos separatistas e uma zona que o poder central quer recuperar para afirmar a sua soberania após a retirada da Minusma, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Mali.

O exército dirigiu-se para Kidal no final da semana e, nas redes sociais, alegou ter registado “progressos muito significativos” e ter “dispersado” as forças opostas. Por sua vez, a aliança de grupos armados predominantemente tuaregues, avançou , nas redes sociais, ter encurralado, num planalto a 25 km de Kidal, soldados e mercenários do grupo privado russo Wagner.

Ainda que a recolha de informação seja dificultada pela impossibilidade de acesso ao terreno, devido à insegurança, a agência de notícias France Presse ouviu um responsável local, sob anonimato, que confirmou disparos de rockets perto de Kidal e um outro disse ter visto aparelhos do exército a voar em direcção a Kidal.

A retirada da Minusma do país, a pedido da junta militar que está no poder desde 2020, desencadeou uma corrida pelo controlo do norte do Mali entre as diferentes facções armadas e, desde Agosto, a região tem sido palco de uma escalada entre o exército regular, os rebeldes e os jihadistas. Tanto mais que as forças da Minusma deixaram a sua base de Kidal há poucos dias.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews