07
Ter., maio
0 New Articles

«BNA devia cambiar o kwanza», apelam foncionarios portugueses

O kwanza "não tem valor nos mercados internacionais", diz Manuel, um dos funcionários portugueses

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A construtora portuguesa Soares da Costa, garantiu esta semana ter depositado os salários dos seus funcionários em kwanzas,mas que o Banco Nacional de Angola não o cambia para euros ou dólares. 

O kwanza "não tem valor nos mercados internacionais", diz Manuel, um dos funcionários portugueses que ainda não recebeu os dois meses de salário em euros que a Soares da Costa prometeu pagar até quarta-feira última. 

Apesar disso, português não ataca a empresa. Em Luanda, dá-lhe casa e três refeições por dia. "Disso não me posso queixar". Mas queixa-se da falta de resposta da parte dos responsáveis da empresa e, sobretudo, do Governo de Angola. 

Apesar de estar encostado a parede, Manuel acha melhor estar em Angola, até porque tem emprego. 

"Ainda assim, vive-se. Cá não tem trabalho; lá trabalha, mas não recebe", acredita. 

Para ele, o dinheiro virá, um dia, e os primeiros a receber serão os que estiverem no ativo, pelo que não quer perder a vez, ficando em Portugal sem trabalhar. Mas, enquanto isso, desespera com a saúde da mulher, Maria, e as contas por pagar. Uma é a prestação da casa. 

"Se me dessem o que me devem, já tinha pagado a casa e a minha mulher já tinha sido operada". Maria é doente, corre o risco de ficar numa cadeira de rodas. Mas continua, também ela, à espera que Angola deixe sair o dinheiro do país.

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias do Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews