29
Seg., Abr.
0 New Articles

Suspensa venda de medicamento para tratamento de impotência sexual

A nota esclarece que até ao momento foram retirados do mercado 380 frascos até então comercializados a novecentos Kwanzas cada.

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um fármaco usado para suposto tratamento de disfunção eréctil no homem  denominado “Asili Power”, fabricado na República Democrática do Congo (RDC), em circulação no Luena, Moxico, foi proibido e retirado do mercado pelo núcleo do Moxico do

Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor (INADEC), noticiou a ANGOP.

Trata-se de um frasco de 300 ml, contendo um líquido com a cor vermelho-escuro com tampa amarela retirado do mercado por ser impróprio para o consumo humano, segundo deliberações da inspecção provincial da saúde e do INADEX expressas num documento enviado à Angop, no Luena.

O medicamento, retirado dos dez estabelecimentos do Luena que estavam a comercializá-lo desde a segunda quinzena de Novembro último, apresenta ainda rotulagem em língua estrangeira, proibida a luz do artigo 20 da Lei 15/03 de 22 de Julho, Lei de Defesa do Consumidor.

A nota esclarece que até ao momento foram retirados do mercado 380 frascos até então comercializados a novecentos Kwanzas cada.   

“Constam igualmente dos motivos da retirada do “Asili Power” do mercado por ser produto psicotrópico, que deve ser apenas comercializado nas farmácias, mediante a receita médica e só para maiores de 18 anos de idade, além de estar isento nas classes de alvarás comerciais”, refere a mesma fonte.

A nota do Inadec recorda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define produtos psicotrópicos como todas as substâncias psicoativas que agem directamente no sistema nervoso central (snc), e que produz notoriamente modificações comportamentais e causam dependência quando utilizadas de forma inadequadas, podendo originar parada cardiovascular, infarto no coração, cérebro ou outros órgãos.

A mesma notícia avança que as falhas eventuais de ereção podem acontecer a qualquer homem, mas quando ela não é adequada e repetir-se com frequência, as pessoas afectadas devem procurar ajuda de um médico, por ser um diagnóstico eminentemente clínico.   

“Alertamos a todos os consumidores a deixarem de usar o “Asili Power”, e os comerciantes a deixarem de venderem, o contrário, serão punidos de acordo o ponto dois do artigo 11º da Lei 15/03 de 22 de Julho”.

Importa realçar que para denúncias, o núcleo do Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor (INADEC) no Moxico dispõe dos terminais telefónicos: 922150114 e 925939072

 

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews