29
Seg., Abr.
0 New Articles

Músico Heavy C abandona os palcos

A revelação do abandono prematuro e definitivo dos palcos e estúdios foi feita pelo próprio músico ao Jornal de Angola

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Heavy C anunciou ontem em Luanda o fim da carreira artística de 20 anos dedicados à composição, produção musical e direcção artística, alegando motivos financeiros e a inexistência de um mercado discográfico organizado em Angola.

A revelação do abandono prematuro e definitivo dos palcos e estúdios foi feita pelo próprio músico ao Jornal de Angola, que apontou a crise económica como um dos factores que contribuiu para a decisão que tomou.

O artista revelou falta de motivação em continuar, devido à ausência de reconhecimento e mérito, bem como a desvalorização de que tem sido vítima por instituições públicas e privadas e entidades governamentais e da sociedade civil. 

Os últimos projectos de Heavy C não tiveram retorno financeiro, pelo que fala ainda numa suposta abertura de falência em que se encontra, sem dinheiro para suportar a carreira, manter a produtora e os encargos pessoais.

A centralização que existe no mercado da música é outro factor que desagrada ao músico, uma prática recorrente nos últimos anos, em que os artistas convidados para os concertos sobre datas comemorativas “são sempre os mesmos”. Angola é um país com inúmeros talentos, mas muitos são ignorados em detrimento de objectivos pessoais, acrescentou.

O artista afirmou que vai apostar noutra área distante da música, que deixa com o sentimento do dever cumprido. “Sempre acreditei em dias melhores, mas cheguei à exaustão. Afasto-me definitivamente de qualquer movimento musical. Saio desmoralizado, porque o estado da música angolana não consegue dar sequência”, justificou.

Heavy C deixa um álbum pronto, com lançamento previsto para finais deste mês ou início de 2017 e 48 músicas para serem cedidas a quem quiser. A sua produtora, Bué de Beats, deixa igualmente trabalhos incompletos de Telma Lee, Aneth, Antónia Miraldina, Rosa Vicesse e Vania Sousa, novos talentos da música angolana.

A última aparição do músico num grande concerto acontece no próximo dia 28, no Estádio dos Coqueiros, no Show da Virada, promovido pelo Afro Music Chanel, na qual participam mais de 20 cantores angolanos.

Heavy C deu os primeiros passos como artista em 1993, em Benguela. Três anos mais tarde, gravou a primeira música com o grupo de rap NSPJ e depois ingressou no Abstracto. Formou em 2000 o dueto Only D, com a cantora França, com a qual gravou o disco Chegamo. Com este CD, ganhou os prémios de Voz Revelação e Disco Revelação no Top Rádio Luanda do mesmo ano.

Heavy C criou, dois anos depois, a produtora Bué de Beats, responsável pela gravação de alguns discos de sucesso de músicos como Yola Semedo, Matias Damásio, Ary, Pérola, Yola Araújo, Dog Murras, Army Squad, Edmázia, Marita Vénus, Negro Bué, Anselmo Ralph, Yuri da Cunha, Dog Murras, Gomez, Kalibrados, Edmázia, Kueno Aionda, Sandra Cordeiro, Zona 5, Papetchulo, Warrant B e os brasileiros Leonardo Gonçalves, Jorge Aragão, Sorriso Maroto, Belo e Underdogs.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews