02
Qui., maio
0 New Articles

Fundo Soberano vai financiar mais de 300 cabeças de gado bovino

A beneficiária, Domingas Lussati, encorajou a “People In Need”, no sentido de prosseguirem com este mesmo gesto, de formas abranger mais camponeses que, segundo acredita contribuirá grandemente para a repovoação da espécie, bem como o aumento da produção agrícola.

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Trezentas e 50 cabeças de gado bovino destinadas à reprodução da raça e ao fomento da agricultura na região, serão entregues até finais de 2018, aos camponeses de nove municípios do Bié, pela Organização Não-Governamental denominada "People In

Need" (PIN), numa acção financiada pelo Fundo Soberano de Angola. 

A informação foi prestada quarta-feira, à Angop, na cidade do Cuito, pelo responsável do programa agrícola daquela organização, Jonathan Domarle, quando procedia a entrega de 21 cabeças de gado bovino a nove beneficiários acção que se enquadra na primeira fase. O gesto abrangeu agricultores de duas aldeias desta região. 

Jonathan Domarle adiantou que a entrega do gado, enquadra-se também no projecto de segurança alimentar e nutricional das comunidades 

Para a materialização do programa realçou, os beneficiários receberão semanalmente acções formativas relacionadas ao treinamento do gado para a tracção animal, gestão, alimentação e tratamento veterinário para garantir e facilitar o aumento da produção que, cada camponês vai cultivar. 

Entretanto, o veterinário afecto a Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas, Domingos Ngueve, em nome do Governo enalteceu, o gesto tendo assegurado que, os animais estão saudáveis para a reprodução e para agricultura, acreditando que também vão se adaptar ao ambiente desta parcela do país. 

A beneficiária, Domingas Lussati, encorajou a “People In Need”, no sentido de prosseguirem com este mesmo gesto, de formas abranger mais camponeses que, segundo acredita contribuirá grandemente para a repovoação da espécie, bem como o aumento da produção agrícola. 

De realçar que o projecto de acção de segurança alimentar e nutricional implementado pela instituição tem como foco principal, melhorar às práticas agrícolas, diversificar os cultivos e desenvolver culturas de alto valor nutricional. 

O cronograma possui ainda uma componente de nutrição direcionada para a progressão das populações, principalmente, crianças menores de cinco anos de idade, mulheres grávidas e mães lactantes. 

Este trabalho, segundo apurou à Angop, está a ser feito em 45 aldeias localidades em quatro municípios das províncias do Bié e do Huambo, num total de 24 mil beneficiários. 

Tal objectivo desta actividade, visa estimular o aumento das áreas das lavras cultivadas, melhorar a gestão da fertilidade por meio da preparação de composto e ajudar os produtores a capitalizar e desenvolver os seus sistemas de produção agrícola, bem como criar fontes de renda nas aldeias. 

A “People IN Need” é uma organização não-governamental com origem na República Checa, fornece assistência humanitária e de desenvolvimento em mais de 20 países, trabalha em Angola desde 2006 nos sectores da educação, agricultura, saúde, nutrição, saneamento e higiene, género e sociedade civil. 

Além das províncias do Bié e Huambo, a organização possui outros projectos na província da Huila.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias.com

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews