20
Seg., maio
0 New Articles

Zen 5 e Zen 6: O Futuro da AMD e a Revolução na Arquitetura de CPUs

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A AMD, uma das gigantes da tecnologia, está a preparar-se para lançar a próxima geração de arquitetura para o setor de CPUs x86, o Zen 5. Esta nova geração promete uma melhoria significativa de desempenho, embora ainda não tenha sido oficialmente confirmada.

No entanto, algumas informações espalhadas pela internet sugerem que esta nova arquitetura poderá trazer mudanças revolucionárias para o setor.


O Zen 5, que será a primeira arquitetura a chegar ao mercado, será fabricado no nodo de 4 nm da TSMC, uma evolução em relação ao nodo de 5 nm utilizado na arquitetura Zen 4. Esta nova arquitetura promete melhorar o consumo e o desempenho, mantendo a base do chiplet atual. Isso significa que podemos esperar um total de 8 núcleos e 16 threads, e um total de 32 MB de cache L3. Graças às melhorias na microarquitetura, podemos esperar um aumento de até 26% no desempenho em relação ao Zen 4.

 

Por outro lado, a Zen 5c dará o salto para o nodo de 3 nm da TSMC, o que permitirá uma redução significativa no tamanho dos transístores e, consequentemente, mais espaço no chiplet. Esta versão também promete melhorar o desempenho e o consumo de energia. A AMD planeia aproveitar esta mudança para redesenhar completamente o CCD, também conhecido como chiplet CPU, e aumentar o número máximo de núcleos de 8 para 16. No entanto, para conseguir integrar 16 núcleos num único CCD, será necessário reduzir a quantidade de cache L3.

A Zen 6, por sua vez, será a sucessora da Zen 5 e será fabricada em dois nodos diferentes, 3 nm e 2 nm. A Zen 6 utilizará o nodo de 3 nm, enquanto o nodo de 2 nm poderá ser limitado à Zen 6c. A melhoria esperada em termos de IPC é de 10% em relação à geração anterior.

A AMD planeia introduzir mudanças significativas no design com a Zen 6 para melhorar a latência e a eficiência. Para isso, a empresa planeia utilizar uma configuração em que as unidades CCD estarão empilhadas acima dos IODs, e que intercomunicará os CCDs de forma direta com pontes de silício. Além disso, será utilizado um Infinity Fabric de nova geração.

Tanto a Zen 5 como a Zen 6 deverão ser compatíveis com o socket AM5. Não se espera uma renovação de plataforma por parte da AMD até o lançamento da Zen 7, que utilizará um novo socket. Na minha opinião, se estas informações se confirmarem, a AMD poderá consolidar a sua posição como líder no setor de CPUs, oferecendo aos consumidores produtos cada vez mais potentes e eficientes.

 

 

 


Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews