26
Sex., Abr.
0 New Articles

O Presidente da República oriente reunião aviculturas

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ORIENTA, EM NAMPULA, A REUNIÃO NACIONAL DE AVICULTURA

Nampula
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia esta quinta-feira uma visita de trabalho a província de Nampula, com porta de entrada o vizinho distrito de Rapale.

Em Rapale, o chefe do Estado vai estar presente na Primeira Reunião Nacional de Avicultura.

A produção de galinhas e ovos em Moçambique estará em debate todo o dia e apesar do pais produzir actualmente 75 mil toneladas por ano consegue satisfazer 94 por cento das necessidades de consumo nacional controlado do frango.

Dados disponíveis dão conta que o actual défice do consumo nacional e preenchido pelas importações de frango, em seis por cento e ovos em 16 por cento, situação que se quer revertida até 2019.

No mapa da produção avícola nacional tem proeminência as províncias de Maputo, com 58 por cento, Nampula, dezoito, Manica, dezassete, seguidas de Imhambane, Cabo Delgado e Niassa.

Ilustrativo do que acontece em Nampula a Eggs For África satisfaz o mercado local e outros periféricos, segundo Jorge Assane Jamal

Mohamed Vala, director nacional de Agricultura, no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, promotora deste encontro, destacou o papel dos pequenos avicultores na produção e comercialização de ovos e galinhas a nível nacional e de Nampula em particular

O presidente Nyusi vai acompanhar as discussões da primeira reunião nacional de avicultura ao longo do dia.

Esta sexta-feira, o chefe do estado deverá inaugurar uma fábrica de processamento de castanha de caju no posto administrativo de Namicopo, na cidade de Nampula e que tem a particularidade de empregar maioritariamente mulheres.

Ainda na sexta-feira, Filipe Nyusi, na sua qualidade de Comandante em Chefe das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique presidirá a cerimónia de fim de curso de cadetes na Academia Militar Samora Moisés Machel.

 

 

 

 

 

Fonte:RM

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus