13
Sáb., Ago.
0 New Articles

Ruanda anuncia destruição de esconderijos de terroristas em Moçambique

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As forças governamentais de Moçambique e do Ruanda destruíram "novos" esconderijos de terroristas e mataram dois rebeldes, no distrito de Palma, província de Cabo Delgado, anunciou hoje o Ministério da Defesa ruandês.

Numa nota que divulgou no seu portal, aquele ministério avança que os novos abrigos dos terroristas foram desativados em Nhica do Rovuma e em Pundanhar, na zona oeste do distrito.


Os insurgentes que se encontravam acampados nesses abrigos fugiram em direção a Muidumbe, uma zona sob atuação da Missão Militar da África Austral (SAMIM), que também combate os grupos armados em Cabo Delgado, refere o Ministério da Defesa do Ruanda.
O texto adianta que as mais recentes operações militares resultaram no resgate de 17 civis durante a fuga dos insurgentes.
Entre as pessoas resgatadas incluem-se mulheres e crianças, tendo dois dos rebeldes sido capturados e outros dois mortos na posse de armas ligeiras.

Insurgentes "muito fragilizados"
O comandante ruandês P. Mihizi disse às tropas conjuntas que os grupos armados estão muito fragilizados, mas a vigilância às movimentações do inimigo não deve ser relaxada, refere-se na nota.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.
Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes.

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus