08
Qua., maio
0 New Articles

Nyusi garante guerrilheiros da Renamo já começaram a receber pensões

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O executivo moçambicano e os seus parceiros de cooperação, estão a trabalhar para pagar pensões aos antigos guerrilheiros da Renamo, abrangidos pelo processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração DDR. Filipe Nyusi garante que 27 pessoas já receberam as pensões em Setembro.


O executivo moçambicano e os seus parceiros de cooperação, estão a trabalhar para pagar pensões aos antigos guerrilheiros da Renamo, abrangidos pelo processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração DDR.

O Presidente Filipe Nyusi garante que 27 pessoas já receberam as suas pensões em Setembro e que as restantes pensões devem ser pagas nos próximos meses.

Dos 5.221 abrangidos até ao momento, foram formados 1.756 processos, dos quais 440 estão devidamente instruídos, 316 pensões fixadas, 251 com visto administrativo e destas, 27 beneficiários já receberam as suas pensões em Setembro passado. Os restantes receberão as suas pensões no corrente mês de Outubro e assim em diante.

Com o início deste processo deixamos claro que não há dúvidas sobre o compromisso do governo, nem motivos para o retorno às armas.

Um grave e nova ameaça à paz em Moçambique é o terrorismo, fenómeno que vem afectado o nosso país, mais concretamente a província de Cabo Delgado desde Outubro de 2017.

A brutalidade com que os terroristas operam deixou claro que não se trata de um conflito religioso, mas de um fenómeno impulsionado pelo branqueamento de capitais, narcotráfico, delapidação de recursos minerais entre outros tipos de crime.

As garantia foi dada esta quarta-feira pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, durante a cerimónia, na Praça dos Heróis moçambicanos, em Maputo, por ocasião da passagem dos 31 anos da assinatura do acordo de paz de Roma que pôs fim a 16 anos de guerra civil.

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews