28
Dom., Abr.
0 New Articles

França/Itália: questões migratórias no centro de um braço de ferro diplomático

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As relações franco-italianas deterioraram-se nos últimos dias, depois de declarações controversas de Gérald Darmanin contra a primeira-ministra italiana. O chefe da diplomacia italiana Antonio Tajani cancelou a sua primeira visita a Paris.
Durante uma entrevista televisiva, o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, afirmou que a primeira-ministra Giorgia Meloni era "incapaz de resolver os problemas migratórios acerca dos quais foi eleita".

Em Roma a reacção não se fez tardar e as palavras do político francês foram consideradas "inaceitáveis". Pouco depois, o chefe da diplomacia italiana Antonio Tajani cancelava a sua primeira visita a Paris.

Roma exige um pedido de desculpas e Paris, hesitante, tem mostrado apoio ao seu ministro sem conseguir esconder o embaraço.

Hoje de manhã, nos meios de comunicação, foram nada menos do que quatro ministros os que tentaram minimizar as declarações de Geral Darmanin. O porta-voz do Governo, Olivier Véran, foi um deles:


"Não quero estar a criar toda uma histؚória política. Houve palavras que foram pronunciadas. O ministério dos Negócios Estrangeiros relembrou a a amizade entre Itália e França... Pronto."

Outros dirigentes tentaram explicar que as críticas visavam mais globalmente a extrema-direita e o partido da União Nacional em França.

Apesar da polémica, o governo francês tem descartado a eventualidade de um pedido de desculpas e não houve, por enquanto, nenhum comunicado. "Não acho que tenhamos de dar desculpas" julgou o ministro da educação Pap Ndiaye.

Hoje de manhã no principal jornal italiano, Antonio Tajani lastimou, uma vez mais, aquilo que considera ser um "insulto gratuito e vulgar" e considerou no entanto que um pedido de desculpas era "o mínimo".

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews