29
Seg., Abr.
0 New Articles

Depoimento de Armando Guebuza continua esta sexta-feira

Divida
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Decorre pelo segundo dia a audição do ex-presidente moçambicano no caso das dívidas ocultas. Esta quinta-feira, Armando Guebuza disse que Filipe Nyusi poderia esclarecer melhor os detalhes do projecto económico e financeiro que gerou as dívidas ocultas, pelo cargo que ocupava na altura.

Ontem, em tribunal, Armando Guebuza disse que o actual Presidente de Moçambique Filipe Nyusi poderia esclarecer melhor os detalhes do projecto económico e financeiro que gerou as dívidas ocultas pelo cargo que ocupava na altura, como ministro da Defesa.

A Ematum, MAM e Proindicus, três empresas que beneficiaram de garantias do Estado na contratação de dívidas ocultas, foram criadas com o objectivo de combater o tráfico de droga a imigração ilegal entre outros males. Esta foi a posição defendida, esta quinta-feira, pelo antigo chefe de Estado que atira a responsabilidade de prestar mais esclarecimento sobre algumas decisões tomadas pelo antigo ministro da Defesa e actual Presidente do país, Filipe Nyusi.

Por delegação de competências do então Presidente Armando Guebuza, Filipe Nyusi liderava um grupo designado como comando operativo para estruturar o projecto de protecção marítima - que esteve na origem do escândalo financeiro. "O comando operativo tem o seu chefe, tinha o seu chefe, que era o Ministro da Defesa Nacional", indicou.

O antigo Presidente da República é o último declarante a ser ouvido nesta fase de produção de provas, no âmbito do julgamento do maior escândalo de corrupção em que o estado moçambicano ficou lesado em 2,7 mil milhões de dólares.

As dívidas ocultas foram contraídas entre 2013 e 2014 pelas empresas estatais moçambicanas Proindicus, Ematum e MAM para projectos de pesca de atum e protecção marítima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus