28
Dom., Abr.
0 New Articles

NAIL: Concurso limitado para empresas com mais de 150 milhões USD

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Experiência mínima de três anos de gestão de um aeroporto com capacidade para 10 milhões de passageiros/ano e ter capacidade financeira superior a 150 milhões USD fazem parte dos critérios de elegibilidade para as empresas interessadas, quer individualmente quer em consórcio, no concurso para a gestão do Novo Aeroporto de Internacional de Luanda, NAIL.



A informação foi avançada durante a sessão virtual de apresentação do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto. Organizado especificamente para investidores do sector, o evento serviu também para dar a conhecer os termos de referência do concurso que o Governo pretende lançar após a sua inauguração.

As empresas inscritas são provenientes da Europa, dos Estados Unidos, da China e da América Latina. A concessão da gestão do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será por um período de 25 anos, extensível por mais 15.

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu partilhou as possibilidades e as capacidades de investimento que encerra o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, em Angola. Oportunidades relacionadas com a gestão da infra-estrutura, mas também dos serviços que vai disponibilizar e das actividades aeronáuticas que serão implementadas.

Ricardo Viegas D’Abreu disse ainda “que o interesse manifestado pelas empresas presentes, quer na reunião conjunta quer nas sessões de esclarecimento one-to-one, permitem-nos antever um concurso altamente competitivo, com a participação dos maiores players internacionais do sector”.

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, apresentou o quadro jurídicolegal em vigor em Angola, do ambiente de negócios e das recentes medidas que visam a simplificação do investimento estrangeiro no país, designadamente da isenção de vistos.

Mário Caetano João apresentou ainda outras oportunidades de investimento em Angola, como a agricultura e o turismo de lazer e de negócios, a logística e a indústria.

Para Mário Caetano João “a inauguração e a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto vai seguramente contribuir para a dinamização destes outros sectores e com isso acelerar a diversificação económica de que Angola precisa e na qual está seriamente empenhada”.

Participaram nesta sessão mais de 130 profissionais do sector da aviação civil e da banca de investimento, provenientes de mais de duas dezenas de países. Com data de inauguração prevista para o dia 10 de Novembro, o novo aeroporto internacional de Luanda está a ser construído num terreno com uma área total de 75km2, e foi projectado para acolher aeronaves críticas de categoria F (Airbus - A380).

Terá capacidade para receber 15.000.000 passageiros/ano e está projectado para manusear um volume de carga de 130 mil toneladas/ano, numa primeira fase e 440 mil toneladas/ano posteriormente. No passado dia 7 de Setembro foram publicados dados e informação aeronáutica relevantes sobre o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto para conhecimento da comunidade da aviação civil mundial, estando a conclusão da sua certificação prevista para o final do mês de Outubro.

 

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus