14
Ter., maio
0 New Articles

Reserva de ouro do país vale mais de um bilião de dólares

Reserva de ouro do país vale mais de um bilião de dólares

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As reservas minerais de ouro existentes no país rondam, neste momento, em torno de 21.562 toneladas de metal contido (in situ), com valor calculado em 1,07 biliões de dólares, considerando o preço de referência do mercado mundial de 50 mil dólares por cada quilograma.



O valor da reserva consta dos estudos de viabilidade submetidos aquando da solicitação dos direitos de exploração assim como nos planos de produção das empresas minerais existentes, segundo a Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM).

O administrador executivo, João Chimuco, disse ao Jornal Economia e Finanças, da última sexta-feira, que as reservas do ouro em Angola existem nas províncias de Cabinda, Cuanza-Norte, Huíla, Huambo, Zaire, Cuanza-Sul e Bié.

O potencial é considerado um "boom” na medida que se consolida com o surgimento de novos projectos de prospecção, que poderão resultar em futuros poços minerais.

Os referidos poços, depois de trabalhados, conforme mandam as regras minerais, tornam-se minas. O potencial é grande e ocorre fundamentalmente nas três províncias em exploração, designadamente Huíla, Cabinda e Hu-ambo, confirma a ANRM.

Para travar a exploração ilegal do ouro, a Agência trabalha em parceria com as forças de defesa e segurança e as autoridades tradicionais, para responsabilizar os prováveis insurgentes da actividade legal.

A perda com a exploração ilegal é alta do ponto de vista financeiro e material "Perde-se muito porque o "modus operandi” é sofisticado e muito ouro vai parar no mercado informal com prejuízos avultados”.

 

 

 

Fonte:da Redação e da angonoticias.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmz
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus