27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Nobel da Literatura atribuído ao norueguês Jon Fosse

Arte & Cultura
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O escritor norueguês Jon Fosse ganhou o Prémio Nobel de Literatura esta quinta-feira, 5 de Outubro, "pelas suas peças de teatro e prosa inovadoras que dão voz ao indizível", anunciou a Academia Sueca.
As suas peças são das mais encenadas na Europa. O escritor norueguês Jon Fosse recebeu esta quinta-feira o Prémio Nobel de Literatura de 2023. O dramaturgo de 64 anos sucede à autora francesa Annie Ernaux, que ganhou um prémio no ano passado.

Ao atribuir o Prémio Nobel da Literatura a Jon Fosse – que se torna o quarto autor norueguês a receber este prémio depois de Bjornstjerne Bjornson (1903), Knut Pedersen Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928) – o júri saudou pela primeira vez um autor fascinado pela linguagem, e o seu poder hipnótico e musical, mas também por tudo que lhe escapa.
Estou emocionado e grato. Vejo isto como um prémio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações”, reagiu Jon Fosse à notícia do Nobel. Segundo a sua editora norueguesa Samlaget, os seus textos foram traduzidos para cerca de cinquenta línguas e as suas peças foram produzidas mais de mil vezes.

Nascido a 29 de Setembro de 1959 em Haugesund, na Noruega, Jon Fosse é considerado um dos grandes autores da sua geração, com obras traduzidas em mais de 50 línguas.


A primeira obra foi conto Han, publicado num jornal estudantil. Anos mais tarde, Jon Fosse publicou o primeiro romance Raud, svart "O vermelho e o negro", em 1983.

Jon Fosse é o quarto autor norueguês a ganhar o Nobel de Literatura, quase um século depois do último. Na lista estão Bjørnstjerne Martinus Bjørnson (1903), Knut Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928) também receberam o prémio.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus