27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Luís Gonçalves: «O futebol africano mostrou que tem um grande potencial durante o CAN 2022»

Desporto
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Campeonato Africano das Nações de futebol, edição 2021 que decorreu em 2022 devido à pandemia de Covid-19, terminou no passado domingo com o triunfo inédito do Senegal.

A selecção senegalesa arrecadou pela primeira vez o troféu de Campeão Africano ao derrotar na final o Egipto por 4-2 na marcação das grandes penalidades, isto após um empate sem golos no fim do tempo regulamentar e do prolongamento.

O Egipto, comandado pelo treinador português Carlos Queiroz, ficou no segundo lugar, com a selecção egípcia a deter o recorde de títulos, sete já conquistados.

No terceiro lugar ficou o país anfitrião, os Camarões, após derrotar o Burkina Faso por 5-3 na marcação das grandes penalidades, isto após o empate a três golos no fim do tempo regulamentar.

A selecção camaronesa, comandada pelo técnico luso António Conceição, arrecadou a medalha de bronze.

De notar ainda que duas selecções lusófonas estiveram presentes na prova: Cabo Verde foi eliminado nos oitavos pelo Senegal (ndr: 2-0), enquanto a Guiné-Bissau ficou pelo caminho na fase de grupos.

Mas a prova teve algumas surpresas como as eliminações, ainda na fase de grupos, do Gana e da Argélia, esta última nação tinha conquistado o título em 2019 no Egipto.

Em entrevista exclusiva à RFI, Luís Gonçalves, treinador português e antigo seleccionador de Moçambique, fez uma análise do torneio, dos resultados obtidos pelas selecções lusófonas, e também abordou o seu futuro.


DESPORTO, 11/2/2022 MM
No que diz respeito aos troféus individuais, o camaronês Vincent Aboubakar, avançado que já passou pelo FC Porto, foi o melhor marcador com 8 tentos apontados, o senegalês Sadio Mané, avançado do Liverpool, foi eleito melhor jogador do torneio, e o também senegalês, com origens guineenses, Edouard Mendy, atleta do Chelsea, foi eleito melhor guarda-redes da prova.

O próximo Campeonato Africano das Nações de futebol vai decorrer na Costa do Marfim durante o Verão europeu de 2023 entre os meses de Junho e de Julho.

é o ponto final neste Magazine Desporto. Até breve.

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews