27
Sáb., Abr.
0 New Articles

doenças mentais aumentam devido a substâncias tóxicas

Cabo Verde
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O consumo de substâncias tóxicas é apontado como um dos factores do aumento das doenças mentais em Cabo Verde, que tem levado à morte por suicídio de uma pessoa por semana, avançou o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde.


O Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, falava durante um workshop sobre o papel da atenção primária na promoção do acesso à saúde mental, no âmbito das actividades em comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental. O governante disse que Cabo Verde enfrenta desafios específicos de saúde mental.

Em Cabo Verde, um país em desenvolvimento, insular, enfrentamos desafios próprios de saúde mental, com uma taxa de uma morte por suicídio a cada semana, o uso crescente de substâncias tóxicas por novos grupos sociais, incluindo mulheres, crianças e idosos,

disse o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro.

Por sua vez, o Presidente da República exortou a sociedade civil a dedicar uma maior atenção às pessoas portadoras da doença mental, visando promover um crescimento mais inclusivo no país, e José Maria Neves apelou à revisão da cobertura da Previdência Social por forma a incluir prestações às pessoas com doenças mentais.


A questão das doenças mentais deve merecer prioridade e atenção por parte do Governo e acho que é preciso revisitar todo o sistema das prestações do INPS, de modo a também contemplar prestações na área do atendimento às pessoas com doenças mentais,

disse o chefe de Estado cabo-verdiano após visitar, segunda-feira 9 de Outubro, algumas instituições de saúde públicas e privadas, no enquadro do Dia Mundial da Saúde Mental que se celebra nesta terça-feira, 10 de outubro.

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus