Há prostituição e exploração sexual de mulheres deslocadas de guerra na província moçambicana de Cabo Delgado por causa da extrema pobreza, denuncia o Centro de Integridade Pública.
Mulheres deslocadas envolveram-se na prostituição para sobreviver à extrema pobreza em algumas regiões de Cabo Delgado, província nortenha de Moçambique assolada pelo terrorismo. Entre elas, estão raparigas entre os 12 e os 17 anos
Divulgado relatório da Total sobre a situação de Cabo Delgado
Foi divulgado ontem o relatório elaborado a pedido da petrolífera francesa Total sobre a situação em Cabo Delgado, onde teve de interromper em 2021 o seu projecto de exploração de gás devido aos ataques terroristas vigentes desde 2017. Este documento relativamente optimista quando às possibilidades da Total retomar as suas actividades no extremo norte de Moçambique, dá conta de melhorias tanto na situação humanitária, como a nível da segurança.
Corpos queimados em Moçambique: Silêncio da SAMIM criticado
O Centro para a Democracia e Desenvolvimento critica a "demora" do inquérito ao caso de um vídeo que mostra supostos soldados sul-africanos a queimar cadáveres de insurgentes na província mocambiçana de Cabo Delgado.
"A demora na conclusão da investigação já começa a levantar preocupações sobre a seriedade com que a SAMIM [Missão Militar da África Austral em Moçambique] está a tratar do assunto", refere a organização não-governamental (ONG)
Plataforma digital empodera mulheres de Cabo Delgado
Onde estão as mulheres na construção do futuro de Cabo Delgado? Omnipresentes mas com uma voz ainda pouco audível. Foi para lhes dar voz e traçar caminhos para a paz que as investigadoras moçambicanas Tassiana Tomé e Catarina Trindade criaram a plataforma digital Muthiana.com que humaniza as vítimas do conflito e permite a articulação entre investigadores, organizações, activistas e público em geral.
Reforço da segurança abre portas ao regresso a Cabo Delgado
Cada vez mais deslocados estão a regressar a Cabo Delgado. Voltam também algumas empresas que haviam suspendido as atividades devido às incursões terroristas. Regresso é acompanhado por escoltas na Nacional 380.
Com a melhoria do clima de segurança nas zonas alvo de incursões terroristas, houve um aumento da circulação de pessoas e veículos para a região norte da província de Cabo Delgado. Entre os viajantes estão deslocados que regressam a
"Líder dos ataques em Cabo Delgado é moçambicano"
O chefe de Estado Moçambique disse esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, que líder do grupo responsável pelos ataques perpetrados na província de Cabo Delgado é moçambicano. Filipe Nyusi reconheceu avanços no combate aos terroristas, acrescentando, porém, que “ainda é cedo para cantar vitória”
vídeo mostra soldados a atirarem cadáveres para uma fogueira
O analista Dércio Alfazema, considera urgente que as autoridades esclareçam a situação denunciada por meio de um vídeo nas redes sociais em que soldados são vistos a atirarem cadáveres para uma fogueira supostamente algures na província de Cabo Delgado, a braços com o terrorismo desde Outubro de 2017. A missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral SAMIM anunciou em comunicado a abertura de uma investigação para apurar o local e as circunstâncias em que