25
Ter., Jan.
0 New Articles

Notícias principais

ENSA e mais 14 activos serão privatizados até Março de 2022

Angola

O Executivo prevê privatizar pelo menos 15 empresas e activos até o final do primeiro trimestre do ano em curso, segundo o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

De acordo com Ottoniel dos Santos, a ENSA que era um activo de referência, cuja conclusão do processo estava previsto para finais de 2021 e mais três activos não citados, que serão privatizados, 11 se encontram na Zona Económica Especial

Stopmznews

Governo vai gastar mais de 200 milhões de Kwanzas com o «Carnaval Live»

Angola

Custo com o carnaval deste ano é, de acordo com o OGE, 10 vezes superior ao de 2019, em que o Governo gastou cerca de 26,2 milhões de Kwanzas.

Faltando poucos dias para o mês de Fevereiro, que habitualmente acolhe a festa do carnaval em todo o País, o Governo, devido à pandemia, ainda não decidiu se a edição deste ano vai acontecer nos moldes tradicionais ou no formato "live",

Stopmznews

Correria, confusão e sacrifício, uma viagem nos táxis de Luanda

Angola

Os taxistas de Luanda transportam milhares de angolanos e a sua paralisação por um dia lançou o caos na capital. Mais de uma semana depois, continuam a queixar-se dos sacrifícios e pedem mudanças, mas nem todos concordam com a greve.

Ninguém sabe exatamente quantos são nem quanto faturam os "azuis e brancos", como são também conhecidos os candongueiros, os populares transportes coletivos privados que circulam em todas as províncias angolanas assegurando as deslocações de grande parte da população.

Stopmznews

Biden classifica sequestro no Texas como "ato terrorista"

US Canada

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou a tomada de reféns numa sinagoga no Texas como ato terrorista. O FBI identificou, entretanto, o perpetrador do crime, morto pela polícia, como um homem de 44 anos, de nacionalidade britânica, de nome Malik Faisal Akram. Biden condenou o antissemitismo por detrás do ato.

Stopmznews

Joe Biden e Kamala Harris celebram Luther King e promovem reforma eleitoral

US Canada

O presidente e a vice presidente dos Estados Unidos depositaram na terça-feira uma coroa de flores em Atlanta, na cripta do reverendo Martin Luther King, um dos maiores símbolos da luta pelos direitos humanos.

Joe Biden e Kamala Harris aproveitaram no estado da Geórgia, um dos 19 estados que em 2020 aprovaram a restringir o acesso ao voto, para promover a reforma eleitoral que pretendem ver implementada, mas que ainda tem de ser aprovada

Stopmznews

17 mortos: autoridades corrigem balanço do incêndio no Bronx

US Canada

Autoridades norte-americanas corrigem o número de mortos do incêndio deste domingo no bairro de Bronx, em Nova Iorque. 17 vítimas mortais, em vez das 19 inicialmente anunciadas. Dezenas de pessoas ficaram feridas.

A origem das chamas está identificada. O incêndio terá começado num aquecedor elétrico. As autoridades procuram agora perceber porque é que os mecansmos de emergência, nomeadamente as portas corta-fogo não funcionaram.

Stopmznews

Ataque na Universidade de Heidelberg provoca pelo menos duas mortes

Europe

O ataque de um homem armado na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, provocou pelo menos duas mortes e três feridos. Segundo a agência de notícias alemã, o ataque foi levado a cabo por um estudante, que trazia várias armas de fogo numa mochila e irrompeu num anfiteatro onde decorria uma aula na faculdade de medicina, disparando indiscriminadamente sobre os presentes.

Portugueses com Covid-19 podem votar

Europe

A Direção-Geral da Saúde de Portugal dá o aval à iniciativa do Governo permitindo que os eleitores infetados com a Covid-19, com ou sem sintomas, e os contactos de risco possam sair para votar nas legislativas, no dia 30 de janeiro.

De acordo com o parecer da DGS, estas pessoas estão abrangidas pela "possibilidade excecional" de se deslocarem às mesas de voto.

Norueguês que matou 77 pessoas em 2011 pede liberdade condicional

Europe

Entrou no tribunal e cumprimentou os presentes com uma saudação nazi. Anders Breivik, o norueguês que matou 77 pessoas em ataques na Noruega em 2011, pediu ao juiz liberdade condicional.

"Como em qualquer outro Estado de direito, um condenado tem o direito de requerer a liberdade condicional e Breivik decidiu fazer uso desse direito", disse o seu advogado, Øystein Storrvik, à France-Presse (AFP), antes da audiência que

Nevão provoca crise de deslocados na Síria

Asia Oriental

Na Síria deslocados internos debatem-se contra o frio e a fome depois de uma forte queda de neve ter bloqueado estradas e destruído algumas tendas na cidade de Azaz, uma zona rural do norte de Alepo.

Um drama humanitário que aconteceu não muito longe de Hasakeh, onde os civis estão a fugir dos combatem entre as forças leais ao governo e as curdas da Síria.

Novas descobertas arqueológicas no Iraque

Asia Oriental

Os investigadores estrangeiros estão de volta ao Iraque para prosseguirem as descobertas de tesouros culturais e milenares. No final de 2021 havia 10 missões estrangeiras na província de Dhi Qar, no sul do país.

Membros de uma expedição franco-iraquiana acabam de fazer descobertas importantes no local da cidade-estado suméria de Larsa.

ONU pede 4,4 mil milhões de euros para combater crise no Afeganistão

Asia Oriental

A organização das Nações Unidas está a pedir 4 mil e 400 milhões de euros para combater a crise humanitária que se vive atualmente no Afeganistão.

É o maior apelo de sempre feito pela ONU para ajudar um país que está perto do colapso.

Radio Cidade FM Maputo