12
Sex., Abr.
0 New Articles

Notícias principais

Mali: Novos combates entre exército e rebeldes na região de Kidal

Africa

Este domingo, houve relatos de combates entre o exército maliano e os separatistas tuaregues na região de Kidal, no norte do Mali. A retirada da Minusma tem gerado uma corrida pelo controlo do território entre a junta militar maliana, os rebeldes tuaregues e os jihadistas.

Stopmznews

Angola: grupos organizados sabotam torres de transporte de electricidade para Luanda

Africa

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, anunciou a existência de actos de terrorismo, denunciando grupos organizados que estarão a sabotar torres de transporte de energia para Luanda.

Stopmznews

Angola comemora 48 anos de independência nacional

Africa

Angola comemora este sábado 11 de novembro de 2023 quarentena e oito anos de independência proclamada em 1975, após uma longa guerra contra o colonialismo português.
Em todas as regiões do país decorrem este 11 de Novembro actividades oficiais comemorativas, incluindo na capital Luanda, onde não se realiza, no entanto, uma grande actividade política.

Stopmznews

Presidente da Câmara dos Representantes destituído

EUA

O presidente republicano da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Kevin McCarthy, foi destituído do posto esta terça-feira, 03 de Outubro, numa votação histórica no Congresso, que juntou do mesmo lado democratas e a direita radical.

Estados Unidos da América vão voltar a integrar a UNESCO

EUA

Os Estados Unidos da América vão voltar a integrar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, cinco anos depois de terem abandonado a organização, durante a presidência de Donald Trump.

Audrey Azoulay, directora-geral da UNESCO, saudou, esta segunda-feira, em Paris, a decisão de Washington de voltar a integrar a organização.

Trump foi indiciado e declarou-se inocente

EUA

O antigo presidente norte-americano Donald Trump declarou-se inocente nesta terça-feira ao final do dia ao ser ouvido por um tribunal da Flórida. O antigo líder republicano foi indiciado por ter conservado dossiers confidenciais após ter deixado a Casa Branca.

Reino Unido: Ex primeiro-ministro nomeado para a chefia da diplomacia

Europe

David Cameron, antigo primeiro-ministro britânico, acaba de ser nomeado novo chefe da diplomacia de Londres pelo primeiro-ministro Rishi Sunak. Um regresso inesperado e espectacular para o ex chefe dos conservadores, obrigado a demitir-se na sequência do Brexit.

presidente alerta para riscos de empreendimentos energéticos serem alvo

Ucrânia

As autoridades da Ucrânia temem que empreendimentos energéticos possam vir a ser alvo de ataques da Rússia, com a chegada do inverno, podendo privar de aquecimento a população, não obstante temperaturas negativas que habitualmente se fazem sentir nesta época do ano. O alerta foi lançado este domingo pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

França : manifestação contra o anti-semitismo realiza-se em Paris

Europe

Em França, milhares de pessoas estão actualmente a desfilar nas ruas de Paris para denunciar o aumento dos actos anti-semitas desde o início do conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza.
O desfile ocorre em silêncio, cobrindo 3,5 quilômetros, sem cartazes e com poucas bandeiras. Na vanguarda da manifestação, encontram-se dois antigos presidentes da República francesa, Nicolas Sarkozy e François Hollande, acompanhados pela

Biden disposto a defender militarmente Taiwan em caso de invasão pela China

Asia Setentrional e Central

Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.

Rússia coloca sistema nuclear em alerta

Asia Setentrional e Central

O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.

Ocidente tenta "últimos esforços" para resolver crise russo-ucraniana

Asia Ocidental

O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.

Radio Cidade FM Maputo