No centro das atenções
A Rússia vai reactivar a formação militar com Moçambique, cinco anos depois da sua suspensão e, vai ainda reforçar o combate ao terrorismo na província moçambicana de Cabo Delgado, no norte do país. A garantia foi deixada pelo ministro russo das relações exteriores, Sergey Lavrov, que se encontra a efectuar uma visita a Moçambique, no âmbito de um périplo por vários países africanos.
Mais notícias
Notícias principais
O principal partido da oposição em Moçambique, a RENAMO, acusa o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral na província do Niassa de estar a sabotar o recenseamento eleitoral. Autoridades eleitorais negam.
A acusação é feita pelo mandatário distrital da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Rachide Carvalho, que se queixa de várias irregularidades no processo eleitoral.
Província moçambicana do Niassa foi a pioneira no processo de mapeamento e criação de cooperativas no país. No distrito de Lago, seis cooperativas estão já em funcionamento e os membros dizem-se satisfeitos.
Promover o desenvolvimento cooperativo é um dos desafios do Governo moçambicano. Neste sentido, e para atingir uma melhor organização da base produtiva no país, que atualmente está assente na informalidade, o Executivo lançou o
Na província do Niassa, elefantes invadem campos de produção, no distrito de Metarica, situação que pode concorrer para a redução de resultados na produção agrícola da presente campanha.
A acção dos paquidermes incide sobretudo na cultura de feijão boer e a população pede a intervenção do governo.
Há prostituição e exploração sexual de mulheres deslocadas de guerra na província moçambicana de Cabo Delgado por causa da extrema pobreza, denuncia o Centro de Integridade Pública.
Mulheres deslocadas envolveram-se na prostituição para sobreviver à extrema pobreza em algumas regiões de Cabo Delgado, província nortenha de Moçambique assolada pelo terrorismo. Entre elas, estão raparigas entre os 12 e os 17 anos
Foi divulgado ontem o relatório elaborado a pedido da petrolífera francesa Total sobre a situação em Cabo Delgado, onde teve de interromper em 2021 o seu projecto de exploração de gás devido aos ataques terroristas vigentes desde 2017. Este documento relativamente optimista quando às possibilidades da Total retomar as suas actividades no extremo norte de Moçambique, dá conta de melhorias tanto na situação humanitária, como a nível da segurança.
Cada vez mais deslocados estão a regressar a Cabo Delgado. Voltam também algumas empresas que haviam suspendido as atividades devido às incursões terroristas. Regresso é acompanhado por escoltas na Nacional 380.
Com a melhoria do clima de segurança nas zonas alvo de incursões terroristas, houve um aumento da circulação de pessoas e veículos para a região norte da província de Cabo Delgado. Entre os viajantes estão deslocados que regressam a
Órgãos eleitorais em Nampula acusam os partidos de estarem a obstruir o decurso normal do recenseamento, mas também assumem as suas fragilidades no processo, desde avarias nas máquinas a erros nos cartões.
As autoridades da administração eleitoral na província moçambicana de Nampula, no norte do país, reagiram, pela primeira vez, aos problemas no processo de recenseamento eleitoral que arrancou no dia 20 de abril.
Vários cemitérios comunitários estão a ser vandalizados na cidade de Nampula, no norte de Moçambique. Homens desconhecidos extraem cruzes para vender metal a sucatas.
Na cidade moçambicana de Nampula, alguns mortos já não descansam em paz na sua última morada. Depois das ossadas humanas, agora há uma nova onda de vandalização de túmulos, nos cemitérios comunitários, para extração de cruzes
Em Moçambique, as chuvas acompanhadas de ventos fortes fizeram nove mortos e 13 feridos, em Nampula, no norte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Risco e Desastre, o mau tempo deixou ainda um rasto de destruição em residências, escolas e unidades sanitárias.
A Autoridade Tributária de Moçambique, na Zambézia, vai potenciar as actividades de fiscalização do processo de facturação, com vista a aumentar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
O facto foi anunciado, este sábado, pelo delegado provincial da Autoridade Tributária, na Zambézia, Ambrósio Orubale, numa conferência de imprensa.

Assembleia Municipal de Quelimane não vai tolerar mais adiamentos de sessões por ausência do edil Manuel de Araújo
O Presidente da Assembleia Municipal, Manuel António José diz que tem boas relações com o Edil de Quelimane, mas reafirma que não vai tolerar mais adiamentos das sessões daquele órgão, pela sua ausência.
As sessões da Assembleia Municipal de Quelimane estão encalhadas desde Abril, devido as ausências constantes do edil, Manuel de Araújo.
A corrupção em Moçambique "é uma realidade instalada", conta-nos Francisco Paulo, director do gabinete de Manuel de Araújo, presidente do conselho municipal de Quelimane.
O parlamento moçambicano aprovou na especialidade e por consenso a revisão da Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo. Uma lei que vai reforçar o quadro jurídico de combate à corrupção.
Seis servidores públicos foram detidos na semana passada em Tete, acusados de sobrefaturação e conflitos de interesse em contratos com duas empresas. A confirmar-se a acusação, a punição deverá ser exemplar, diz jurista.
Dois dos suspeitos são funcionários públicos e, ao mesmo tempo, seriam sócios de empresas privadas que fizeram contratos com o Estado, orçados em 106 milhões de meticais (mais de 1,5 milhões de euros).
Em Tete, a população de Zumbo vai deixar de depender do hospital provincial e da vizinha Zâmbia, para ter acesso aos serviços de radiologia.
Neste momento o Hospital distrital de Zumbo está a ser equipado com serviços de radiologia, que poderão entrar em funcionamento ainda este ano, segundo o administrador do distrito, Lucas Muidingue.
Em Tete, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de chuva intensa com precipitação acima de 100 milímetros em 24 horas, devido a influência de uma convergência inter-tropical.
A situação poderá afectar severamente os distritos da região norte da província, nomeadamente Angónia, Tsangano, Macanga, Chifunde, Marávia.
Mais de dez mil jovens de ambos sexos se recensearam para o serviço militar, desde o arranque no processo referente ao presente ano, a três de Janeiro último, na província de Manica.
O delegado provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização de Manica, Delmo Mahanjane, manifesta satisfação pelo nível de adesão, que representa sessenta e três por cento da meta, que é de inscrever mais de dezasseis mil jovens.
O Serviço distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chimoio, província de Manica, diz estar tudo a postos para o arranque, esta segunda-feira, do ano lectivo-2022.
O Director da instituição assegurou que todas as trinta e oito escolas do distrito garantiram a distribuição do material aos professores, que já planificaram os conteúdos da primeira quinzena.
Quarenta e quatro pessoas perderam a vida e quarenta e duas ficaram gravemente feridas, em consequência de quarenta e oito acidentes de viação, registados o ano passado na província de Manica.
A informação partilhada esta quinta-feira pelo oficial de imprensa no departamento de relações pública no comando Provincial da PRM, Danilo Tadeu numa entrevista balanço do trabalho operativo do ano findo.
Em Sofala, mais de mil e quinhentos automobilistas estão impedidos de conduzir nos próximos doze meses por cometerem transgressões graves de código de estrada.
De entre várias infracções, os motoristas penalizados foram surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e violação de sinais.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede, hoje, à inauguração do campus da Universidade Licungo, no distrito de Dondo e a fábrica de processamento de trigo na cidade da Beira.
A visita à província de Sofala iniciou, quarta-feira, dia em que além fazer o lançamento da iniciativa “um distrito, uma estação meteorológica”, o chefe do Estado inaugurou a agência bancária do distrito de Marínguè e presidiu uma reunião
O Presidente da República efectua, quarta e quinta-feira, uma visita de trabalho à província de Sofala, indica um comunicado recebido na nossa redacção.
Em Sofala, Filipe Nyusi vai lançar, esta quarta-feira, na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, o Programa “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”.
Faltam oportunidades de trabalho para a juventude em Inhambane. Jovens ouvidos pela DW denunciam assédio sexual e exigência de subornos para ter acesso a vagas.
Milhares de jovens com nível médio de escolaridade e até mesmo licenciados estão há anos à procura de trabalho na província de Inhambane, mas sem sucesso.
Encarregados de educação em Inhambane dizem que as escolas estão a exigir dinheiro aos alunos para pagar aos guardas dos estabelecimentos. Algumas crianças são impedidas de ir às aulas por falta de pagamento.
Pais e encarregados da educação da província de Inhambane denunciam casos de extorsão em escolas primárias e secundárias. Segundo várias fontes ouvidas pela DW, os estabelecimentos de ensino estão a exigir dinheiro aos alunos para
Perto de 10 mil pessoas do distrito de Govuro, em Inhambane, poderão enfrentar fome, devido a escassez de chuva.
A maioria da população, que poderá estar em situação de insegurança alimentar, vive no posto administrativo de Nova Mambone.
O Presidente da República diz que a energia eléctrica é um vector-chave para a industrialização e bem-estar das comunidades no país.
Filipe Nyusi falava esta segunda-feira, na cerimónia de inauguração do sistema de energia eléctrica no posto administrativo de Ntlavene, distrito de Mabalane, em Gaza.
Em Gaza, o governo provincial diz estar preparado para enfrentar eventuais situações de cheias ou inundações na presente época chuvosa.
Neste momento, o Conselho Executivo Provincial de Gaza já estabeleceu 279 comités de gestão de riscos, em todos os distritos propensos a inundações, segundo o respectivo porta-voz, Almeida Guilume.
Governo distrital de Massingir e líderes comunitários de três comunidades do distrito, no norte de Gaza, alcançam consensos nos limites de terra destas aldeias, após décadas de conflito.
Trata-se das comunidades de Cubo, Canhane e Tihoveni, da localidade de Massingir-sede que há décadas estavam em conflito constantes devido a delimitação das suas terras.
O Governo moçambicano condenou o fogo posto a um furgão sul-africano nesta segunda-feira perto de Maputo, numa alegada retaliação a actos idênticos sofridos por carros moçambicanos em território sul-africano. Mateus Magala, ministro dos transportes, ouvido pela agência Lusa, alega que não se pauta pela política do "olho por olho, dente por dente".
Pelo menos 30 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas intensas que caem desde quarta-feira (08.02). Cerca de quatro mil habitações ficaram total ou parcialmente inundadas. Chuvas fortes previstas nas próximas 24 horas.
Na cidade de Maputo, a DW África testemunhou na manhã deste sábado (11.02) várias residências inundadas e famílias em desespero. Dulce Chambe, residente no bairro de Chiango, tenta retirar água dentro da sua residência. "Estamos a fazer
Quatro pessoas morreram em consequência das chuvas que caem nos últimos três dias na cidade e província de Maputo, no sul de Moçambique, onde pelo menos 24 mil pessoas dos distritos da Manhiça poderão ser afectadas por cheias. O alerta foi lançado pela Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos.