05
Seg., Dez.
0 New Articles

Notícias principais

Elefantes invadem campos de produção em Metarica

Niassa

Na província do Niassa, elefantes invadem campos de produção, no distrito de Metarica, situação que pode concorrer para a redução de resultados na produção agrícola da presente campanha.

A acção dos paquidermes incide sobretudo na cultura de feijão boer e a população pede a intervenção do governo.

O gigante adormecido de Moçambique

Niassa

Fonte fértil e abundante de recursos em Moçambique, Niassa é uma província adormecida em termos de desenvolvimento. Se as suas potencialidades fossem valorizadas, poderia ser o verdadeiro celeiro do país?
O Niassa ressente-se da falta de financiamento no setor agrário para catapultar a economia provincial, assim como a do próprio país. E a subida galopante dos preços dos combustíveis como consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia

Termina processo de regresso da população afectada pelo terrorismo em Mecula

Niassa

Termina, esta semana, o processo de regresso às zonas de origem, da população afectada pelo terrorismo, no distrito de Mecula, província de Niassa, na sequência da melhoria das condições de segurança.

Das mil e cento e noventa e duas famílias que estavam reassentadas na vila-sede distrital de Mecula, faltavam, até esta quarta-feira, trezentas e trinta e cinco dos povoados de Naulala 1 e 2, para a conclusão do processo, que decorre em

terroristas morrem de fome em Cabo Delgado

Cabo Delgado

Alguns terroristas estão a passar fome, segundo Filip Nyiusi, já que lhes foram cortadas as linhas de abastecimento. Outros estão em fuga na província de Cabo Delgado, devido ao fogo intenso das tropas moçambicanas e os seus aliados do Ruanda e da SADC.

Observatório do Meio Rural preocupada para as crianças e mulheres na região de Cabo Delgado

Cabo Delgado

O Observatório do Meio Rural alerta para os graves impactos do terrorismo na província de Cabo Delgado no extremo norte de Moçambique. A organização denúncia as sevícias que são alvo na sua maioria mulheres e crianças nas áreas afetadas pela insurgência armada.

União Europeia diz que luta contra o terrorismo em Moçambique também é sua

Cabo Delgado

A via armada não pode ser vista como a única solução para o combate ao terrorismo no norte de Moçambique, foi a posição defendida pelo Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell, que encerra hoje a sua visita de dois dias ao país.

Arcebispo de Nampula alerta para crise humanitária

Nampula

Em Moçambique, o arcebispo de Nampula alertou para os riscos de uma crise humanitária com novas vagas de deslocados, devido a ataques rebeldes no extremo norte da província que faz fronteira com Cabo Delgado. Dom Inácio Saure, que é também presidente da conferência episcopal de Moçambique, sublinha que são necessárias políticas e estratégias para o acompanhamento da juventude.

Ataque terrorista em Nampula

Nampula

A população está em fuga em vários distritos da província de Nampula após o último ataque de grupos terroristas contra uma missão católica, no distrito de Memba e que resultou na morte de três pessoas das quais uma missionária italiana. O medo e o terror estão instalados na província nortenha de Nampula.

Sector da Indústria e Comércio adverte camponeses a não vender todos os excedentes agrícolas

Nampula

O sector da Indústria e Comércio, em Nampula, adverte aos produtores a não colocarem toda a produção conseguida nesta safra no circuito comercial de modo a evitar a escassez de alimentos nos próximos tempos.

O director da Indústria e Comércio, em Nampula, Alfredo Nampuio, disse que a medida surge por se constatar que há muitos compradores que estão nas comunidades a aliciar os camponeses para venderem todos os seus produtos agrícolas.

Autoridade Tributária quer aumentar a arrecadação de receitas

Zambézia

A Autoridade Tributária de Moçambique, na Zambézia, vai potenciar as actividades de fiscalização do processo de facturação, com vista a aumentar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

O facto foi anunciado, este sábado, pelo delegado provincial da Autoridade Tributária, na Zambézia, Ambrósio Orubale, numa conferência de imprensa.

Assembleia Municipal de Quelimane não vai tolerar mais adiamentos de sessões por ausência do edil Manuel de Araújo

Zambézia

O Presidente da Assembleia Municipal, Manuel António José diz que tem boas relações com o Edil de Quelimane, mas reafirma que não vai tolerar mais adiamentos das sessões daquele órgão, pela sua ausência.

As sessões da Assembleia Municipal de Quelimane estão encalhadas desde Abril, devido as ausências constantes do edil, Manuel de Araújo.

"Corrupção tem sido normalizada em Moçambique"

Zambézia

A corrupção em Moçambique "é uma realidade instalada", conta-nos Francisco Paulo, director do gabinete de Manuel de Araújo, presidente do conselho municipal de Quelimane.

O parlamento moçambicano aprovou na especialidade e por consenso a revisão da Lei de Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo. Uma lei que vai reforçar o quadro jurídico de combate à corrupção.

Funcionários públicos acusados de corrupção em Tete: "É gravíssimo"

Tete

Seis servidores públicos foram detidos na semana passada em Tete, acusados de sobrefaturação e conflitos de interesse em contratos com duas empresas. A confirmar-se a acusação, a punição deverá ser exemplar, diz jurista.
Dois dos suspeitos são funcionários públicos e, ao mesmo tempo, seriam sócios de empresas privadas que fizeram contratos com o Estado, orçados em 106 milhões de meticais (mais de 1,5 milhões de euros).

Hospital distrital de Zumbo vai ter serviço de radiologia

Tete

Em Tete, a população de Zumbo vai deixar de depender do hospital provincial e da vizinha Zâmbia, para ter acesso aos serviços de radiologia.

Neste momento o Hospital distrital de Zumbo está a ser equipado com serviços de radiologia, que poderão entrar em funcionamento ainda este ano, segundo o administrador do distrito, Lucas Muidingue.

Influência de convergência inter-tropical poderá originar chuva intensa

Tete

Em Tete, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de chuva intensa com precipitação acima de 100 milímetros em 24 horas, devido a influência de uma convergência inter-tropical.

A situação poderá afectar severamente os distritos da região norte da província, nomeadamente Angónia, Tsangano, Macanga, Chifunde, Marávia.

Recenseamento militar decorre a bom termo

Manica

Mais de dez mil jovens de ambos sexos se recensearam para o serviço militar, desde o arranque no processo referente ao presente ano, a três de Janeiro último, na província de Manica.
O delegado provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização de Manica, Delmo Mahanjane, manifesta satisfação pelo nível de adesão, que representa sessenta e três por cento da meta, que é de inscrever mais de dezasseis mil jovens.

Tudo a postos para o arranque do ano lectivo 2022

Manica

O Serviço distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chimoio, província de Manica, diz estar tudo a postos para o arranque, esta segunda-feira, do ano lectivo-2022.

O Director da instituição assegurou que todas as trinta e oito escolas do distrito garantiram a distribuição do material aos professores, que já planificaram os conteúdos da primeira quinzena.

Acidentes de viação provocam 44 mortes

Manica

Quarenta e quatro pessoas perderam a vida e quarenta e duas ficaram gravemente feridas, em consequência de quarenta e oito acidentes de viação, registados o ano passado na província de Manica.

A informação partilhada esta quinta-feira pelo oficial de imprensa no departamento de relações pública no comando Provincial da PRM, Danilo Tadeu numa entrevista balanço do trabalho operativo do ano findo.

Mais de 1.500 automobilistas impedidos de conduzir nos próximos 12 meses

Sofala

Em Sofala, mais de mil e quinhentos automobilistas estão impedidos de conduzir nos próximos doze meses por cometerem transgressões graves de código de estrada.

De entre várias infracções, os motoristas penalizados foram surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e violação de sinais.

PR inaugura campus universitário e fábrica de processamento de trigo

Sofala

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede, hoje, à inauguração do campus da Universidade Licungo, no distrito de Dondo e a fábrica de processamento de trigo na cidade da Beira.

A visita à província de Sofala iniciou, quarta-feira, dia em que além fazer o lançamento da iniciativa “um distrito, uma estação meteorológica”, o chefe do Estado inaugurou a agência bancária do distrito de Marínguè e presidiu uma reunião

Presidente da República visita província de Sofala

Sofala

O Presidente da República efectua, quarta e quinta-feira, uma visita de trabalho à província de Sofala, indica um comunicado recebido na nossa redacção.

Em Sofala, Filipe Nyusi vai lançar, esta quarta-feira, na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, o Programa “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”.

Jovens de Inhambane enfrentam crise de desemprego

Inhambane

Faltam oportunidades de trabalho para a juventude em Inhambane. Jovens ouvidos pela DW denunciam assédio sexual e exigência de subornos para ter acesso a vagas.
Milhares de jovens com nível médio de escolaridade e até mesmo licenciados estão há anos à procura de trabalho na província de Inhambane, mas sem sucesso.

Alunos queixam-se de extorsão para ir às aulas em Inhambane

Inhambane

Encarregados de educação em Inhambane dizem que as escolas estão a exigir dinheiro aos alunos para pagar aos guardas dos estabelecimentos. Algumas crianças são impedidas de ir às aulas por falta de pagamento.
Pais e encarregados da educação da província de Inhambane denunciam casos de extorsão em escolas primárias e secundárias. Segundo várias fontes ouvidas pela DW, os estabelecimentos de ensino estão a exigir dinheiro aos alunos para

Perto de 10 mil pessoas poderão enfrentar fome em Govuro

Inhambane

Perto de 10 mil pessoas do distrito de Govuro, em Inhambane, poderão enfrentar fome, devido a escassez de chuva.

A maioria da população, que poderá estar em situação de insegurança alimentar, vive no posto administrativo de Nova Mambone.

Presidente da República considera energia eléctrica vector-chave para industrialização

Gaza

O Presidente da República diz que a energia eléctrica é um vector-chave para a industrialização e bem-estar das comunidades no país.

Filipe Nyusi falava esta segunda-feira, na cerimónia de inauguração do sistema de energia eléctrica no posto administrativo de Ntlavene, distrito de Mabalane, em Gaza.

Governo em prontidão para enfrentar eventuais cheias ou inundações

Gaza

Em Gaza, o governo provincial diz estar preparado para enfrentar eventuais situações de cheias ou inundações na presente época chuvosa.

Neste momento, o Conselho Executivo Provincial de Gaza já estabeleceu 279 comités de gestão de riscos, em todos os distritos propensos a inundações, segundo o respectivo porta-voz, Almeida Guilume.

Governo de Massingir e líderes comunitários de 3 comunidades alcançam entendimento

Gaza

Governo distrital de Massingir e líderes comunitários de três comunidades do distrito, no norte de Gaza, alcançam consensos nos limites de terra destas aldeias, após décadas de conflito.

Trata-se das comunidades de Cubo, Canhane e Tihoveni, da localidade de Massingir-sede que há décadas estavam em conflito constantes devido a delimitação das suas terras.

‘Frequentes acidentes na EN1 são resultado de alegado abandono de hábitos e costumes tradicionais” -AMETRAMO

Maputo

A Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) considera os frequentes acidentes de viação e outras atrocidades, que têm ocorrido na Estrada Nacional número 1 (EN1), como resultado de alegado abandono dos hábitos e costumes tradicionais.

Stopmznews

Ténis regressou a Maputo

Maputo

Moçambique continua a ser dos poucos países africanos falantes do português que realiza provas regulares de ténis incluindo o campeonato nacional. Contudo, nos últimos dois anos a Federação da modalidade, suspendeu toda actividade devido a covid-19. No entanto neste fim-de-semana, o ténis regressou a Maputo.

Stopmznews

Novas taxas e impostos: Até as festas privadas se pagam em Maputo

Maputo

Munícipes de Maputo estão descontentes com a sobrecarga fiscal. Atualmente, pagam 20 taxas e cinco impostos à edilidade liderada por Eneas Comiche e dizem que cobranças na capital moçambicana são excessivas e injustas.
A edilidade liderada por Eneas Comiche aprovou recentemente uma taxa de saneamento de 20% para grandes consumidores e 15% para os domésticos, a ser descontada na fatura da água.

Stopmznews

Radio Cidade FM Maputo

Anúncio Publicitário By Stop