24
Seg., Jan.
0 New Articles

Notícias principais

Caso Zap: 'Mais um golpe na liberdade de imprensa'

Angola

Em entrevista à DW África, Luísa Rogério, presidente da Comissão da Carteira e Ética, critica com veemência a Procuradoria-Geral da República pela entrega da gestão do canal ZAP VIVA ao Ministério da Comunicação Social.

Luisa Rogério diz que este é mais um golpe na liberdade de imprensa e expressão em Angola, uma vez que a ZAP será mais um canal cuja direção estará dependente das orientações do ministério.

Stopmznews

Ataques em Cabinda: Aumentam apelos para uma solução

Angola

Desde o início do mês, há relatos nas redes sociais de dois confrontos entre o braço-armado da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) e as Forças Armadas Angolanas (FAA). Mas o Governo remete-se ao silêncio.

Impera o silêncio. Depois de relatos de ataques em Cabinda do braço-armado da FLEC, o Governo continua sem prestar informações.

Stopmznews

Advogado de ativista detido fala em "excesso" das autoridades

Angola

Luther Campos, preso por alegado incitamento ao vandalismo na greve dos taxistas em Luanda, continua detido sem acusação formal. Outros detidos já foram libertados. Advogado fala em "excessos" do Ministério Público.

O Tribunal de Comarca de Luanda libertou na semana passada vários cidadãos acusados de participar nos atos de vandalismo durante a greve dos taxistas, a 10 de janeiro, em Luanda. A polícia não conseguiu provar o envolvimento de uma

Stopmznews

Ministério Público diz que não se intimida e nem se sujeita a pressões

Cabo Verde

O pronunciamento foi feito no âmbito de um processo de suposta violação de segredo de justiça, envolvendo um jornalista e o jornal Santiago Magazine a serem constituídos arguidos. Jornalistas falam em "mordaça".
"Os magistrados do Ministério Público (MP) em geral, particularmente os encarregues da investigação dos presentes autos, continuarão a exercer as suas funções com integridade e serenidade, não se deixando intimidar nem se sujeitando a

José Maria Neves: Visita a Angola "foi um sucesso"

Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, diz que a sua visita a Angola ultrapassou as expetativas. Laços de amizade e cooperação entre os dois países foram "reforçados".
O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, refere que a sua visita ao "país irmão" foi "uma das melhores" que já fez ao exterior enquanto governante.

Covid-19 está a paralisar o governo de Cabo Verde

Cabo Verde

A Covid 19 está a paralisar o governo de Cabo Verde.

Com a Ómicron a circular no país e apenas 1,8% da população com dose de reforço da vacina, as infeções multiplicam-se.

O primeiro-ministro, Uisses Correia e Silva, anunciou esta quarta-feira que há cinco ministros infetados com o Sars-Cov2 e que tem o seu gabinete “praticamente parado” por causa de casos positivos entre os funcionários.

Após empate, Guiné-Bissau continua a acreditar nos oitavos

Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau estreou-se com um empate a zero diante do Sudão, na Taça das Nações Africanas 2021. Mas selecionador Baciro Candé confia no apuramento para os oitavos de final: "Vamos sonhar até ao último minuto".
Os "Djurtus" não conseguiram ir além de um empate a zero no jogo de estreia no CAN2021, na terça-feira (11.01), apesar de terem estado muito perto de marcar.

Guiné-Bissau: Impasse político perto do fim?

Guiné-Bissau

O impasse político na Guiné-Bissau poderá estar próximo do fim, abrindo portas para a convocação do povo guineense às urnas. É, pelo menos, o que transmite o otimismo de Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano para a Independência da

Guiné-Bissau: Deputada quer mais mulheres nas próximas eleições

Guiné-Bissau

Em entrevista à DW África, a deputada Susie Barbosa, presidente da Rede de Mulheres Parlamentares, diz que a crise em Bissau não seria "tão grave" se houvesse mais mulheres no Parlamento e no Executivo.

Guiné Equatorial eleita para o Conselho de Segurança da ONU

Guiné Equatorial

Organizações de direitos humanos como a Human Rights Watch e a Transparency International manifestaram-se preocupadas com o novo membro não permanente daquele órgão.Com 185 votos, entre os 193 membros da Assembleia-geral da Organização

Operação policial na Suíça apreendeu um Bugatti Veyron, Koenigsegg One:1 e um Lamborghini Veneno Roadster de Teodore Mangue

Guiné Equatorial

Ser vice-presidente da Guiné Equatorial vinha se revelando um bom negócio para Teodoro Nguema Obiang Mangue, que mantinha em Genebra, Suíça, três dos superesportivos mais valiosos do mundo: Lamborghini Veneno Roadster (foto), Bugatti Veyron e

O decreto assinado pelo presidente dissolve o Poder Judiciário por 'conveniência de melhor serviço' e 'em uso das faculdades que a Lei Fundamental do Estado' confere a ele

Guiné Equatorial

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, decretou a cassação de todos os juízes do Supremo Tribunal, informou nesta segunda-feira, 25, a secretaria de informação e imprensa.

Os receios de doenças depois das cheias

São Tomé e Príncipe

Cheias em São Tomé e Príncipe privaram 18 mil habitantes do acesso a água potável, na região de Lembá. Populares procuram, entretanto, alternativas – mas as autoridades alertam para a probabilidade de doenças diarreicas.
No distrito de Lembá, em São Tomé e Príncipe (STP), a luta pela sobrevivência gira em torno da água potável. As fortes chuvas e as enxurradas do passado 28 de dezembro destruíram o Centro de Captação e Tratamento de Água, que

São Tomé e Príncipe precisa de mais de 12 ME para recuperar pontes após chuvas

São Tomé e Príncipe

É o primeiro diagnóstico financeiro apresentado pelas equipas que contabilizam no terreno os prejuízos causados pelas enxurradas que abalaram São Tomé e Príncipe em dezembro e que causaram a morte de duas crianças.

O Instituto Nacional de Estradas de São Tomé e Príncipe anunciou esta quinta-feira (06.01) que serão necessários mais de 12 milhões de euros para a reconstrução de cerca de 10 pontes e estradas danificadas pelas chuvas intensas em dezembro.

PR E PM APELAM A COESÃO NACIONAL

São Tomé e Príncipe

O Presidente da República, Evaristo Carvalho, inaugurou no Sábado, 3 de Fevereiro, em Fernão Dias (Distrito de Lobata), a “Placa Nominal”, contendo os nomes dos santomenses que morreram e dos sobreviventes do histórico Massacre de Batepá.

O grupo terrorista somali Al Shabab reivindicou a autoria do atentado após ameaçar intensificar os ataques no país

Oriental

Pelo menos três pessoas morreram nesta segunda-feira e outras três ficaram feridas em um atentado com dois carros-bomba nas imediações de um hotel em Mogadíscio, a capital da Somália, do qual a Agência Efe foi testemunha.

Feyisa Lilesa cruza a linha de chegada da maratona na Olimpíada: atleta protesta pela vida do povo Oroma, maior grupo étnico da Etiópia

Oriental

Ao cruzar a linha de chegada da maratona da Olimpíada do Rio de Janeiro, Feyisa Lilesa, atleta da Etiópia, decidiu aproveitar os holofotes de uma das mais nobres provas do evento para fazer um poderoso protesto: com os braços cruzados em “X” sobre sua

Cremação visa combater o tráfico de marfim, que dizima elefantes na África

Oriental

Os presidentes do Quênia, Uhuru Kenyatta, e do Gabão, Ali Bongo Ondimba, incineraram hoje (30) 105 toneladas de marfim queniano no Parque Nacional de Nairobi, informou a agência France Presse. É a maior quantidade de “ouro branco” incinerada até hoje.

O advogado do ex-presidente anunciou a saída de Mubarak do hospital militar do Cairo, onde ele passou boa parte dos seis anos de detenção

Setentrional

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi libertado nesta sexta-feira, enquanto várias figuras importantes da revolução de 2011 na Praça Tahrir permanecem atrás das grades, morreram ou são consideradas desaparecidas.

Em nota, a agência "Amaq" indicou que o ataque foi "uma operação com carro-bomba contra os xiitas em Cidade de Sadr"

Setentrional

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado que matou nesta segunda-feira pelo menos 37 pessoas e deixou outras 65 após a explosão de um carro-bomba estacionado em Cidade de Sadr, populoso distrito ao leste de Bagdá.

Ao menos 24 pessoas foram mortas e outras 49 ficaram feridas no atentado

Setentrional

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, disse nesta segunda-feira (12) que um homem-bomba realizou o ataque que matou 24 pessoas na catedral copta do Cairo, o mais mortal contra a minoria cristã em anos.

Mais de 200 pessoas ficaram feridas no desabamento

Ocidental

Pelo menos 160 pessoas morreram após o desmoronamento de uma igreja evangélica no sudeste da Nigéria, neste sábado (10)."No hospital universitário de Uyo, onde estou agora, pude ver mais de uma centena de cadáveres, muitos estão amontoados uns

Desnutrição: grande número de crianças que podem morrrer tornam a crise humanitária no nordesde da Nigéria uma das piores do mundo

Ocidental

Lagos - Até 75 mil crianças irão morrer ao longo do próximo ano em condições de subnutrição geradas pelo Boko Haram na Nigéria caso doadores não respondam rapidamente, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O número é bem

Terrorismo: o estado de Borno é uma das regiões mais castigadas pelo terror do grupo jihadista Boko Haram

Ocidental

Pelo menos oito pessoas morreram em um ataque perpetrado supostamente por terroristas do Boko Haram nas imediações de uma igreja no nordeste da Nigéria, informaram nesta segunda-feira os meios de comunicação nigerianos.

No mês passado, dezenas de pessoas morreram durante dois dias de protestos em Kinshasa contra o adiamento da eleiçã

Central

As ruas normalmente agitadas da capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, estavam quase vazias nesta quarta-feira devido a uma greve geral convocada pela oposição para pressionar o presidente congolês, Joseph Kabila, a entregar o cargo em

Protestos: cerca de 75 manifestantes foram assassinados nesta semana na repressão dos protestos

Central

A ONU disse nesta quinta-feira que uma "crise de grande envergadura" está ocorrendo na República Democrática do Congo (RDC), onde cerca de 75 manifestantes foram assassinados nesta semana na repressão dos protestos contra o desejo do

Protestos: "Tivemos que nos defender e defender outros civis", afirmou o porta-voz da polícia local

Central

Pelo menos 17 pessoas, entre elas três policiais, morreram nesta segunda-feira em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, durante os protestos convocados pela coalizão opositora Rassemblement contra o atraso das eleições presidenciais no

Protestos: os protestos começaram com a decisão do governo de autorizar em 2017 uma elevação de 8% no preço das matrículas

Meridional ( Austral )

Os protestos se multiplicam nos campi sul-africanos e assumem um caráter cada vez mais político porque os estudantes negros denunciam a persistência das desigualdades raciais 22 anos após o fim do "apartheid".

Moçambique: o governo de Moçambique, de orientação socialista, e o Renamo (centro-direita) livraram uma cruel guerra civil (1976-1992) que deixou um milhão de mortos

Meridional ( Austral )

Lisboa - Portugal enfatizou que somente através do "diálogo" serão alcançados "consensos duráveis" em Moçambique, ex-colônia lusa na África que reviveu episódios de tensão entre as forças governamentais e o partido opositor Renamo.

Mercado no Malaui: "A queda esperada na colheita de milho é de 12% na comparação com o ano passado", explicou o presidente

Meridional ( Austral )

O presidente de Malauí, Peter Mutharika, decretou nesta quarta-feira estado de desastre nacional no país em consequência da falta de alimentos provocada pela seca, que também causa estragos em outros países do sul da África.

Notícias em destaque

ATLANTICO Europa promove Fórum de investimento em Lisboa

ATLANTICO Europa promove Fórum de investimento em Lisboa

O Banco Privado Atlantico Europa, promove no próxi...

Luandenses mudam hábitos de consumo

Luandenses mudam hábitos de consumo

O aumento generalizado e continuado dos preços dos...

Dois milhões e meio de cidadãos já foram registados

Dois milhões e meio de cidadãos já foram registados

O ministro da Administração do Território, Bornito...

 Israelitas vão gerir Projecto agrícola da Quiminha

Israelitas vão gerir Projecto agrícola da Quiminha

A empresa Tahal Group International BV, em parceri...

Lula da Silva enfrenta nova acusação por negócios em Angola

Lula da Silva enfrenta nova acusação por negócios em Angola

Lula da Silva enfrenta novas acusações do Ministér...

Países lusófonos procuram novos acordos

Países lusófonos procuram novos acordos

O Plano de Acção para o período 2017-2019 e o Memo...

Radio Cidade FM Maputo

Anúncio Publicitário By Stop