01
Sex., Jul.
0 New Articles

Notícias principais

Indonésia suspende exportação de óleo de Palma

Negocio

A Indonésia suspendeu esta quinta-feira as exportações de óleo de palma , o que poderá levar a uma subida dos preços dos alimentos a nível mundial. Economistas defendem que o país corre o risco de ter que pagar multas por quebra de contrato ou até mesmo de enfrentar um processo na Organização Mundial do Comércio se a suspensão for prolongada.

Gazprom corta fornecimento de gás à Bulgária e Polónia

Negocio

O grupo russo Gazprom anunciou, esta quarta-feira, ter suspendido a entrega de gás à Bulgária e à Polónia, alegando que estes dois países- membros da União Europeia não pagaram em rublos. União Europeia está a preparar “uma resposta coordenada”.

Moçambique e França vão assinar acordo de cooperação marítima

Negocio

Moçambique e França preparam-se para assinar um acordo de cooperação, na área da segurança marítima, um anúncio feito pelo chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, no balanço da sua visita a Bruxelas onde, para além de participar da Cimeira UE - África, manteve encontros bilaterais com alguns chefes de Estado, incluindo Emmanuel Macron.

FMI prevê para Angola sexta recessão consecutiva com queda do PIB de 0,7%

Mercados

O FMI coloca Angola como segundo país em África com pior desempenho económico neste ano de 2021, antecipando uma sexta recessão e uma quebra do PIB de -0,7%. Há 50 países no continente com previsão de taxas positivas.
As previsões do FMI para o continente africano, num total de 53 países que são estudados, colocam Angola como o segundo pior em termos de desempenho económico para este ano, -0,7% na evolução do PIB, apenas ultrapassado pela República Centro-Africana, -1%.

Governo entrega mais 100 mil milhões kz ao Banco Poupança e Crédito

Mercados

O Presidente da República determinou a entrega de mais 100 mil milhões de kwanzas (cerca de 165,8 milhões de dólares norte-americanos) ao Banco Poupança e Crédito (BPC), emitidas sem reajuste do valor nominal, com taxa de juros de cupão de 16,75% ao ano e entregues diretamente ao BPC pelo seu valor facial, sem desconto.

Zap começa a despedir para a semana

Mercados

Zap engrossa taxa de desemprego de um sector em queda livre. Elevados níveis de inactividade juntam-se a estudos e incidentes que atestam supremacia da política sobre os media no País.
Sindicato dos Jornalistas já se desdobrou em pedidos, mas Executivo continua a não dar incentivo previsto na Lei de Imprensa. A partir da próxima semana, concretamente na terça-feira, 19, a Zap começa a executar o processo de redução

Dívidas ocultas: Arguidos contestam arresto de bens

Divida

Em Moçambique, três arguidos do processo principal das dívidas ocultas contestaram hoje (12.4), em tribunal, o pedido de arresto preventivo de bens pelo Ministério Público.
António Carlos do Rosário, antigo diretor dos serviços secretos moçambicanos; Ângela Leão, esposa do antigo diretor-geral da mesma instituição e também arguido Gregório Leão, e Inês Moiane, ex-secretária particular do ex-Presidente

Ex-ministra do Trabalho nega acusações de corrupção

Divida

O Tribunal Judicial da cidade de Maputo começou a ouvir a antiga ministra do Trabalho de Moçambique, Helena Taipo, citada num caso de desvio de 1,6 milhões de euros dos cofres do Estado.
No primeiro dia de audições, esta terça-feira (05.04), a antiga ministra do Trabalho e ex-embaixadora de Moçambique em Angola negou ser proprietária de uma moradia no bairro de Muahiviri, na cidade de Nampula, que teria custado o

Ministério Público pede pena máxima para a maioria dos 19 réus do caso 'dívidas ocultas'

Divida

O Ministério Público de Moçambique concluiu as alegações finais no caso das 'dívidas ocultas' com o pedido de aplicação de pena máxima para a maioria dos 19 réus em julgamento entre eles, Ndambi Guebuza, filho do antigo chefe de estado Armando Guebuza, Inês Moiane secretária particular de Guebuza e Renato Matusse, conselheiro político de Guebuza, assim como António Carlos do Rosário, antigo diretor de Inteligência Económica dos serviços secretos nacionais.

ebilidades da conjuntura doméstica, fazem com que alguns indicadores macroeconómicos

Inflação

O Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, procedeu à apresentação, na tarde de hoje, em Maputo, do Balanço Preliminar do ano Económico 2015 e das Perspectivas para 2016.

Como esse histórico de preços verificados no primeiro trimestre de 2015,

Inflação

Para falarmos de inflação é necessário que se defina bem o conceito de tal fenômeno econômico, para que o termo não seja tratado vulgarmente. A inflação é caracterizada como um aumento

esde julho a taxa básica de juros segue em 14,25 por cento ao ano,

Inflação

Brasília - O Banco Central já não vê a inflação no centro da meta em 2017, destacando em seu Relatório de Inflação que conduzirá uma política monetária "especialmente vigilante",

Radio Cidade FM Maputo