24
Seg., Jan.
0 New Articles

Notícias principais

Parlamentares angolanos sem subsídios acusam Ministério das Finanças de fazer manobras

Parlamento

O grupo parlamentar da UNITA acusa o Ministério das Finanças de estar a cumprir ordens superiores para impedir o pagamento dos subsídios de funcionamento.

Esta é a segunda vez que os parlamentares do maior partido na oposição voltam a denunciar o que qualificam, como sendo um acto de intolerância política, que não isenta a própria direcção da Assembleia Nacional, que se mantém em

Boris Johnson desculpa-se perante o parlamento

Parlamento

Depois de muita polémica - sobre um encontro em Downing Street durante um dos período mais críticos da pandemia, no Reino Unido, que Boris Johnson disse ser de trabalho mas sem conseguir convencer muitos - surge um pedido de desculpas perante o parlamento.

"Apenas patriotas" tomam posse em Hong Kong enquanto jornal fecha as portas

Parlamento

Sem a presença de qualquer oposição pró-democrata, os 90 novos membros do Conselho Legislativo de "apenas patriotas" de Hong Kong juraram lealdade, esta segunda-feira, no primeiro dia da sessão após terem sido nomeados.

A cerimónia esteve carregada de símbolos do dominío da China, refletindo a nova realidade do território.

austríaco aprova lei da eutanásia

Parlamento

A Áustria é o mais recente país da Europa a permitir a eutanásia, com a aprovação de uma lei que torna possível o suicídio assistido em condições muito específicas, através de uma droga letal que pode ser comprada nas farmácias e à qual só podem ter acesso os indivíduos maiores de idade que sofram de uma doença grave e prolongada, confirmada por dois médicos, e desde que a pessoa tenha discernimento para tomar a decisão de livre consciência.

PARLAMENTO APRECIA PROJECTO DE RESOLUÇÃO PARA ELEIÇÃO DE MEMBRO DO CONSELHO DE ESTADO

Parlamento

O Parlamento aprecia, hoje, na generalidade e especialidade o projecto de resolução atinente a eleição do membro do conselho de Estado.Ainda hoje os deputados vão apreciar a informação do gabinete parlamentar para prevenção e combate ao VIH/Sida.

AUDIÇÕES PARLAMENTARES COM REITORES DA UEM E UP

Parlamento

As Comissões dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social e de Administração Pública e Poder Local reúnem-se, esta terça-feira, na Assembleia da Republica em Audições Parlamentares conjuntas e em separada, com os Reitores das

Eleitores infetados ou em isolamento profilático podem votar

Eleicoes

Os eleitores que estejam em isolamento devido à Covid-19 podem ir votar, anunciou a ministra da Administração Interna e da Justiça, Francisca Van Dúnem.

O governo admite criar um horário especial, no fim do dia do sufrágio eventualmente, para que quem está confinado, infetado ou não, possa exercer o direito de voto. Para isso, haverá uma resolução do Conselho de Ministros para criar esta exceção de saída do confinamento para votar.

Arranca campanha eleitoral em Portugal com apelo ao voto antecipado

Eleicoes

Depois da maratona de debates televisivos, chega a vez de os políticos em Portugal andarem entre a população. A campanha eleitoral rumo às legislativas começou oficialmente este domingo. De Norte a Sul do país, os partidos saíram à rua, em ações condicionadas pela pandemia.

"Têm de ter algum sentido de humor", afirma Rui Rio na abertura da campanha eleitoral

Eleicoes

O primeiro dia de campanha eleitoral na rua, com vista às Eleições Legislativas antecipadas para 30 de janeiro, em Portugal, ficou marcada por uma troca de argumentos iniciada no Twitter e aproveitada pelo secretário-geral do Partido Socialista e primeiro-ministro cessante, António Costa, para atacar o principal rival, o presidente do Partido Social Democrata.

Presidente eleito do Chile critica contratos para produção de lítio

Eleicoes

No Chile, o anúncio da adjudicação de dois contratos, no valor de mais 106 milhões de euros, para a exploração de 160.000 toneladas de lítio a uma empresa chinesa e outra local, gerou uma onda de críticas.

O presidente eleito, Gabriel Boric, diz que são "más notícias" para o país. O antigo líder estudantil, de esquerda, promete "rever" o resultado do concurso e mantém o objetivo de criar uma empresa pública de lítio.

CITADINOS DE NAMPULA ESCOLHEM ESTA QUARTA-FEIRA O NOVO EDIL

Eleicoes

A Comissão Nacional de Eleições, CNE exortou esta terça-feira os munícipes da cidade de Nampula, capital da província homónima no norte de Moçambique, a aderirem massivamente às mesas de voto na eleição intercalar de quarta-feira, para a escolha do

TERMINA CAMPANHA ELEITORAL PARA INTERCALAR DE NAMPULA

Eleicoes

quatro candidatos, nomeadamente, Amisse Cololo, da Frelimo, Paulo Vahanle, da Renamo, Filomena Mutoropa, do PAHUMO e Mário Albino do AMUSI, encerram, este domingo, a campanha eleitoral, que termina hoje.

Angola: MPLA rejeita diálogo com quem "não respeita as instituições"

Partidos

João Pinto, deputado do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder), culpa o maior partido da oposição pelo clima de tensão política em Angola.
Segundo o parlamentar, são os dirigentes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) – e em particular o líder do partido, Adalberto Costa Júnior – que têm apelado à desordem, nas redes sociais.

Cabinda: MPLA tem "medo da verdade" exposta nas redes sociais, dizem ativistas

Partidos

O partido no poder em Angola, o MPLA, em Cabinda, pediu que a juventude faça uso adequado das redes sociais em época pré-eleitoral, quando “chovem” publicações a criticarem ações do partido.
O partido no poder em Angola desde 1975, MPLA, denunciou recentemente a existência do que considera serem campanhas de mentiras e difamação que visam atingir a imagem do partido, a honra e o bom nome dos seus dirigentes.

Lutero Simango: "No MDM nunca fechamos portas a ninguém"

Partidos

A eleição de Lutero Simango como líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) agitou as águas dentro do partido. Em entrevista à DW, Simango fala em coesão interna e nega ligações com a FRELIMO, partido no poder.
Lutero Simango foi eleito, em dezembro de 2021, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a segunda maior força política da oposição moçambicana.

Costa e Rio sublinham diferenças entre PS e PSD

Partidos

Foi o debate mais esperado no caminho para as Legislativas antecipadas em Portugal. O primeiro-ministro António Costa esteve frente-a-frente com o líder do principal partido da oposição, Rui Rio.

Numa longa a troca de galhardetes entre o secretário-geral do Partido Socialista e o presidente do Partido Social Democrata Costa afirmou, quando questionado pelos jornalistas, que “não há nenhum tabu" sobre o que fará no caso de não

UNITA expulsa militantes que se opuseram a congresso

Partidos

Porta-voz da UNITA confirma autenticidade do documento que circula na Internet, que anuncia a expulsão de oito militantes por alegada violação dos estatutos do partido. Visados dizem que ainda não foram notificados.
Os oito militantes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) foram expulsos depois de se oporem à realização do XIII Congresso Ordinário do partido, no início de dezembro.

PAN é o único partido a falar sobre protestos em Angola

Partidos

À exceção do PAN, nenhum dos partidos portugueses teceu qualquer comentário sobre os violentos protestos que decorrem atualmente em Angola.
Ao jornal português i, Inês Sousa Real, líder do PAN, nota que o que se assistiu em Luanda, é uma atitude desesperada da sociedade civil para com a “sobranceria do MPLA”. Sousa Real afirma que, embora se tenha “assistido a alguns

Radio Cidade FM Maputo