In The Spotlight
Polícia da República de Moçambique lançou hoje a operação para a segurança do processo eleitoral, cuja campanha começa no sábado, e promete proteger "todos os intervenientes principais".
More News
Notícias principais
FRELIMO e RENAMO aprovaram legislação que impede tribunais distritais de mandarem recontar votos em caso de irregularidades eleitorais. Essa função será só da CNE e do Conselho Constitucional. MDM fala em "duro golpe".
Polícia da República de Moçambique lançou hoje a operação para a segurança do processo eleitoral, cuja campanha começa no sábado, e promete proteger "todos os intervenientes principais".
A campanha eleitoral em Moçambique começa no próximo sábado, e já há relatos de intolerância política. RENAMO denuncia ataque em Tete, enquanto a CNE apela a eleições pacíficas e respeito pela lei para evitar conflitos.
As recentes eleições presidenciais na Venezuela desencadearam uma crise diplomática internacional, com os Estados Unidos a questionarem abertamente os resultados anunciados pelo governo de Nicolás Maduro.
O juiz do Conselho Constitucional moçambicano Manuel Frank defende que a legislação eleitoral do país deve ser alterada sem "pressões políticas", visando um quadro normativo "estabilizado e harmonizado".
Condenação do ex-ministro Manuel Chang nos EUA é uma vitória para os moçambicanos, porque há uma responsabilização e "será cumprida a função de pena de prevenção geral do crime", diz investigador do CIP Borges Nhamirre.
EUA podem decidir se o ex-ministro vai responder as acusações em Moçambique, mediante pedido do Ministério Público. Terá o órgão interesse nisso? Guebuza seria igualmente caso a ser investigado, diz especialista.
Amigo fiel ou cúmplice? Luís Brito terá ajudado o ex-ministro moçambicano Manuel Chang a escamotear dinheiro do suborno das dívidas ocultas com transações financeiras fora do país. Terá sido aliado em todos os momentos.
O julgamento do ex-ministro moçambicano Manuel Chang, nos Estados Unidos, está na fase final. O investigador do Centro de Integridade Pública Borges Nhamire diz que é difícil prever o desfecho do processo.
Organizações civis angolanas exigem esclarecimentos dos PGR de Angola e Portugal sobre a recuperação de ativos de Isabel dos Santos, apreendidos após o escândalo Luanda Leaks e pedem devolução ao povo angolano.