Dom., Abr.

Topografia molda a biodiversidade das montanhas

Terra

Um clima mais quente é susceptível de conduzir espécie para altitudes mais elevadas, mais frios. Um novo estudo destaca uma forma menos óbvia, mas crucial em que seu novo habitat pode ser diferente daquele a que eles deixam para trás.

As montanhas são o lar de muitas espécies vivas, com uma biodiversidade geralmente atingindo um máximo de meados de altitudes. Os cientistas têm lutado muito para explicar por que este é o caso, os fatores de invocar tais como baixas temperaturas nas altitudes elevadas ou perturbação humana mais abaixo. Segundo a nova pesquisa, meados de altitudes hospedar o maior número de espécies por causa do tamanho e da conectividade de habitats semelhantes são maiores lá. Uma implicação de seus resultados, apresentados na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, é que a mudança para altitudes mais elevadas para se adaptar a um clima mais quente poderia dirigir espécies em habitats com todo um conjunto diferente de propriedades espaciais.

Muitos fatores determinam o número de espécies que podem coexistir em um pedaço de terra. Grandes áreas com propriedades semelhantes geralmente hospedam mais espécies do que os pequenos. E sua biodiversidade pode ser aumentada ainda mais se muitos habitats semelhantes estão ligados. Em terreno montanhoso, outros fatores entram em jogo, tais como temperatura, produtividade biológica, e exposição. Ao transpor as conclusões de terra plana ao terreno montanhoso, uma equipe de investigadores de toda a Suíça tem encontrado uma nova maneira de explicar a observação de que a biodiversidade em terreno montanhoso tende a pico em meados de altitudes.

"Em terreno montanhoso, picos e vales são habitats isolados, como ilhas no oceano, enquanto sites de mid-elevação formar manchas bem conectados", explica Enrico Bertuzzo, pesquisador do Laboratório de Ecohidrologia na EPFL e primeiro autor do estudo. "Dado que a área de habitat e conectividade fomentar a biodiversidade, enquanto que o isolamento favorece a dominância de poucas espécies, a hipótese de que a topografia em si poderia estar desempenhando um papel fundamental na regulação como a biodiversidade varia com a altitude."

Biodiversidade é frequentemente estudado em montanhas em forma de cone idealizadas, onde são assumidas habitats semelhantes a ser encontrada em altitudes semelhantes. Neste caso, habitats ficam menores com o aumento da altitude, e sua riqueza de espécies está prevista para diminuir, a biodiversidade levando ao pico no pé do cone e diminuir de forma constante com a elevação. Em vez disso, Bertuzzo e seus co-autores tomou uma abordagem mais trabalhoso. "Ao invés de simplificar terreno montanhoso para aperfeiçoar cones ou colinas regulares, o nosso ponto de partida foi a considerá-lo em toda a sua complexidade", explica Florian Altermatt do Instituto de Biologia Evolutiva e Estudos Ambientais da Universidade de Zurique.

Para testar sua intuição de que a própria estrutura de uma paisagem pode moldar os padrões de biodiversidade, Bertuzzo e seus co-autores soltou um grande número de espécies virtuais em um terreno montanhoso em uma simulação de computador. Cada espécie virtual foi atribuída uma altitude ideal pelo qual ele pode prosperar, e essas altitudes foram distribuídos de maneira uniforme em todas as elevações considerados. Quando os pesquisadores deixar as espécies virtuais competem por habitats em paisagens modeladas em queridos da vida real, suas simulações confirmaram a sua intuição: a topografia era suficiente para explicar os padrões de biodiversidade observadas na natureza.

"Outros factores, como a temperatura, produtividade, etc, são, obviamente, também é importante, mas que, inevitavelmente, actuar no topo do efeito inevitável fornecida pela estrutura da paisagem," diz Altermatt.

Estes achados são de particular relevância em um mundo em aquecimento. "Entender a relação entre a elevação e da biodiversidade é crucial para prever como a distribuição das espécies vai mudar em resposta às mudanças climáticas", diz Bertuzzo. "As temperaturas mais quentes irá causar nichos das espécies para deslocar para cima. A mesma comunidade ecológica, portanto, subir a montanha, onde irá encontrar uma composição espacial diferente, tanto em termos de área disponível e conectividade. Nossos resultados sublinham a importância de considerar esses fatores para prever as mudanças futuras. "