27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Aumento de erupções vulcânicas no final da idade do gelo causado pelo derretimento das calotas polares e erosão

3-D simulação do modelo de uma glaciação no vulcão Villarrica

Terra
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A combinação de erosão e derretimento das calotas polares levou a um aumento maciço na atividade vulcânica no final da última idade do gelo, de acordo com uma nova pesquisa. À medida que o clima aqueceu, as calotas de gelo derretido, diminuindo a

pressão sobre o manto da Terra, levando a um aumento na produção de magma e erupções vulcânicas. Os pesquisadores, liderados pela Universidade de Cambridge, descobriram que a erosão também desempenhou um papel importante no processo, e pode ter contribuído para um aumento nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

"Tem sido estabelecido que derretimento das calotas polares e atividade vulcânica estão ligados - mas o que nós descobrimos é que a erosão também desempenha um papel fundamental no ciclo", disse o Dr. Pietro Sternai do Departamento de Ciências da Terra, o principal autor do papel, de Cambridge, que é também um membro da Divisão de Geologia e Ciência Planetária da Caltech. "As tentativas anteriores para modelar o enorme aumento do CO2 atmosférico no final da última idade de gelo não conseguiu explicar o papel da erosão, o que significa que os níveis de CO2 pode ter sido seriamente subestimado."

Usando simulações numéricas, que modelou várias características diferentes, tais como calotas polares e taxas de erosão glacial, Sternai e seus colegas da Universidade de Genebra e ETH Zurique descobriu que a erosão é tão importante quanto o derretimento do gelo na condução do aumento da produção de magma e vulcânica subsequente atividade. Os resultados são publicados na revista Geophysical Research Letters.

Embora os investigadores advertem para não chamar muito forte uma ligação entre antropogênica atividade vulcânica (causada pelo homem) alterações climáticas e aumentou à medida que os prazos são muito diferentes, uma vez que agora vivemos em um período em que as calotas polares estão sendo derretido pelas mudanças climáticas, eles dizer que o mesmo mecanismo provavelmente vai trabalhar em escalas de tempo mais curtos, bem.

Ao longo dos últimos milhões de anos, a Terra já passou e para trás entre as idades de gelo, ou períodos glaciais e períodos interglaciais, com cada período com duração de cerca de 100.000 anos. Durante os períodos interglaciais, como aquele em que vivemos hoje, a atividade vulcânica é muito maior, como a falta de pressão fornecidas pelas calotas significa que os vulcões são mais livres para entrar em erupção. Mas na transição de uma era do gelo a um período interglacial, as taxas de erosão também aumentam, especialmente em cadeias de montanhas, onde vulcões tendem a se agrupar.

As geleiras são consideradas como a força mais erosiva na Terra, e como eles derretem, a terra abaixo é corroída por até dez centímetros por ano, diminuindo ainda mais a pressão sobre o vulcão e aumentando a probabilidade de uma erupção. A diminuição da pressão aumenta a produção de magma em profundidade, uma vez que pedras mantidos a uma pressão mais baixa tendem a fundir a temperaturas mais baixas.

Quando vulcões entram em erupção, eles liberar mais dióxido de carbono na atmosfera, criando um ciclo que acelera o processo de aquecimento. Modelos anteriores que tentaram explicar o aumento do CO2 atmosférico durante o final da última idade do gelo representaram o papel de degelo no aumento da atividade vulcânica, mas não conta para a erosão, o que significa que os níveis de CO2 pode ter sido subestimada.

A idade do gelo típica com duração de 100.000 anos pode ser caracterizado em períodos de avanço e recuo do gelo - o gelo cresce para 80.000 anos, mas só leva 20.000 anos para que o gelo a derreter.

"Há vários fatores que contribuem para o aquecimento do clima e refrigeração tendências, e muitos deles estão relacionados com parâmetros orbitais da Terra", disse Sternai. "Mas nós sabemos que muito mais rápido aquecendo o arrefecimento não pode ser causada exclusivamente por mudanças na órbita da Terra - deve ser, pelo menos em certa medida, relacionado a algo dentro do sistema própria Terra Erosão, contribuindo para descarregar a Terra. superfície e aumentar as emissões vulcânicas de CO2, pode ser o fator ausente necessária para explicar tal assimetria clima persistente. " topo do Macellum de Pozzuoli (um antigo edifício do mercado romano), concluindo que o solo ao redor de Nápoles sobe e desce ao longo do tempo geológico.

 

 

 

Fornecido por: Da phys 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus