
De acordo com Ifeanyi Nnaji, responsável local da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA), a explosão aconteceu na noite de sexta-feira numa refinaria ilegal situada entre os estados petrolíferos de Rivers e Imo. "Encontramos pelo menos 80 corpos gravemente queimados no local", declarou hoje este responsável estimando que este balanço pode ainda vir a piorar.
Ifeanyi Nnaji deu igualmente conta de numerosos feridos, vários com queimaduras graves, "alguns deles tendo acabado por morrer no hospital."
Ao referir estar a investigar as circunstâncias do sucedido, as autoridades locais indicaram que o incêndio subsequente à explosão foi extinto e confirmaram igualmente que a explosão deu-se numa altura em que os operadores da refinaria ilegal se tinham reunido com os seus clientes para efectuar o seu tráfico.
Alguns órgãos de comunicação locais deram conta de mais de 100 mortos, na sua maioria jovens, nesta que é a mais recente de uma longa série de explosões do mesmo género no país.
Maior produtor de petróleo de África, a Nigéria, cuja zona sul -o Delta do Níger- concentra as suas riquezas em ouro negro, exporta em média dois milhões de barris de petróleo por dia, o que representa 90% das suas receitas de exportação.
Contudo, segundo dados oficiais, calcula-se que o país perca 200 mil barris por dia, devido ao vandalismo e roubo de combustível cometidos por grupos armados e membros das comunidades locais que desviam o petróleo para comercializá-lo no mercado paralelo.
Apesar de esforços do governo no sentido de reprimir o tráfico de combustível e destruir as refinarias clandestinas, calcula-se que continuem a funcionar centenas destas unidades no país.
A Nigéria onde têm ocorrido frequentes explosões causadas por instalações inadaptadas -a mais grave tendo ocorrido em 1988 com mais de mil mortos- tem sido igualmente fustigada pela poluição causada por essas refinarias clandestinas, comprometendo gravemente a pesca e agricultura locais.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP
