28
Dom., Abr.
0 New Articles

Meta e o dilema dos menores no Instagram: uma bomba-relógio prestes a explodir?

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O gigante das redes sociais, Meta, anteriormente conhecido como Facebook, está a enfrentar um dos seus maiores desafios até à data. O problema? Milhões de menores de idade estão a usar o Instagram, uma plataforma que, teoricamente, só deveria ser acessível a pessoas com 13 anos ou mais. A questão torna-se ainda mais complicada quando se descobre que a Meta tem conhecimento desta situação e, em vez de a resolver, tem tentado escondê-la.

O Instagram, uma das plataformas mais populares da Meta, tem sido inundado por menores de idade. A empresa de Mark Zuckerberg tem sido bastante laxa na verificação de idade, permitindo que a plataforma continue a acumular menores de idade entre os seus utilizadores. A Meta está ciente do problema que enfrenta se não puser fim a estes perfis, mas o seu foco tem sido tentar ocultar esta informação dos organismos de controlo, numa tentativa de evitar as consequências das suas ações.

Esta situação veio à luz após uma ação judicial movida por 33 procuradores de diferentes estados dos EUA. A ação revelou como a Meta tem ocultado esta informação do resto do mundo, enquanto se aproveita dos dados fornecidos por menores de 13 anos, o que é completamente ilegal. Apesar das repetidas denúncias da presença de menores de idade no Instagram, a Meta apenas eliminou um terço dessas contas. O resto dos perfis permanecem ativos na plataforma e servem para alimentar a empresa em termos de informação.

 

A Meta tem recolhido endereços de e-mail, localizações, nomes e todo o tipo de informação sem o consentimento dos pais, violando várias leis federais dos EUA. As sanções a que a Meta poderia enfrentar seriam individuais, podendo chegar até aos 50.120 dólares por menor de idade, ao provar-se que a empresa tem estado a recolher informação destes perfis sabendo que se tratam de menores de idade.

Os funcionários e dirigentes da Meta estavam perfeitamente cientes do que estava a acontecer no Instagram. Adam Mosseri, diretor do Instagram, afirmou num chat interno da empresa que “os pré-adolescentes querem aceder ao Instagram e mentem sobre a sua idade para o conseguir”.

Este caso é um exemplo claro de como as grandes empresas de tecnologia podem, por vezes, negligenciar a ética e a legalidade em favor do lucro. A proteção dos menores na internet deve ser uma prioridade para todas as empresas, e é lamentável que a Meta tenha optado por fechar os olhos a esta situação. É fundamental que as autoridades continuem a monitorizar e a punir este tipo de comportamento para garantir a segurança e a privacidade dos utilizadores mais jovens.

 

 

 

Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews