25
Qui., Abr.
0 New Articles

Terrorismo: 3 mil casas revistadas

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Três mil casas foram revistadas pela força conjunta de Moçambique e do Ruanda. "Operação de limpeza" foi feita em Mocímboa da Praia, na vila que esteve mais de um ano sob domínio dos insurgentes.
Segundo Alberto Napovo, comandante da Polícia da República de Moçambique em Mocímboa da Praia, durante as operações foram encontradas fardas das Forças de Defesa e Segurança.


Suspeita-se que o equipamento tenha sido usado pelos rebeldes para se infiltrarem nas fileiras das forças governamentais.
Após mais de um ano nas mãos de rebeldes, Mocímboa da Praia foi saqueada e quase todas as infraestruturas públicas e privadas foram destruídas, bem como os sistemas de energia, água, comunicações e hospitais. Cerca de 62 mil pessoas, quase a totalidade da população, abandonaram a vila costeira devido ao conflito nos últimos quatro anos.

"Mocímboa da Praia está controlada"
A ofensiva das tropas governamentais ganhou vigor em julho do ano passado, com o apoio de forças de Ruanda e, posteriormente, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), permitindo aumentar a segurança e recuperar várias zonas da vila.
"Toda a área de jurisdição de Mocímboa da Praia está controlada pela força conjunta e todos os dias estamos a desenvolver atividades de patrulhamento nas zonas em que desconfiamos que esteja o inimigo", disse Napovo em declarações à Televisão de Moçambique.
O comandante promete uma "vigilância cerrada" quando as populações começarem a regressar às suas residências.

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus