25
Qui., Abr.
0 New Articles

Joaquim Chissano recorda deslocação de Isabel II a Moçambique

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Em 1999, Isabel II visitou Moçambique. Uma deslocação curta da monarca ao país que, na altura, era membro recém chegado à Commonwealth. Com o país em plena campanha eleitoral [eleições de 3 e 4 de Dezembro de 1999], a Rainha foi recebida pelo Presidente Joaquim Chissano no Palácio da Ponta Vermelha em Maputo e encontrou-se igualmente com Afonso Dhlakama, à data, líder da Renamo, o maior partido da oposição [falecido em Maio de 2018].

Ao microfone da RFI, o ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano lembrou os diferentes encontros que manteve com a monarca britânica e sublinhou a simplicidade e gentileza de Isabel II.

“A Rainha Isabel II, conheci-a em várias fases, primeiro na companhia do Presidente Samora Machel numa visita oficial a Inglaterra, em que ela nos recebeu com carinho, com ternura. Era numa altura em que havia negociações sobre o Zimbabué, depois ele foi condecorado pela Rainha por causa da participação de Moçambique no processo de paz e de independência do Zimbabwe.”

Voltou a encontrar Isabel II “depois da morte do Presidente Samora, cumprindo a regra de devolver o cordão quando morre o laureado e, nessa altura, também recebi um cordão igual.” Pela terceira vez encontrou a monarca “quando fui ao aniversário da mãe dela, o centenário”.

A Rainha Isabel II e o Presidente moçambicano Joaquim Chissano, aquando da sua deslocação a Maputo, a 15 de Novembro de 1999.
A Rainha Isabel II e o Presidente moçambicano Joaquim Chissano, aquando da sua deslocação a Maputo, a 15 de Novembro de 1999. AFP - ANNA ZIEMINSKI
O ex-Presidente moçambicano lembra que “foram conversas fáceis de ocasião”, além de a ter cruzado também em várias cimeiras da Commonwealth.

Um encontro mais prolongado foi quando, em 1999, Joaquim Chissano, na altura Presidente de Moçambique, recebeu, no Palácio da Ponta Vermelha, a Rainha Isabel II, onde se deslocou para “se inteirar da situação, das mudanças todas que tiveram lugar em Moçambique. Em 1999, já estávamos a preparar as segundas eleições. Posso dizer que foi sempre gentil. Falava com simplicidade e nunca me senti constrangido.”

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews