
Primo do recordista mundial de salto em altura Javier Sotomayor, o boxeador azerbaijano de origem cubana Lorenzo Sotomayor disse que imitará o estilo da lenda americana Muhammad Ali nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
"Quando você vai a um ginásio em Cuba, a primeira coisa que te ensinam é a mexer os pés e foi o que fiz quando comecei a treinar. Quando boxeio, faço música com os pés", disse o pugilista do peso meio médio ligeiro (até 64kg).
Conhecida como 'Ali shuffle', a 'dança' de Ali no ringue consistia numa desconcertante movimentação de pés para frente, para os lados e uma elegante combinação de golpes em alta velocidade com o objetivo de desestabilizar os rivais.
"O shuffle é para confundir o oponente. Você movimenta os pés numa direção enquanto olha para o outro lado", explicou Sotomayor.
O atleta revelou no Rio que aprendeu os movimentos de Ali assistindo vídeos nos quais o pugilista surpreendia os rivais com movimentos ágeis. Falecido recentemente, o inspirador de Sotomayor foi ouro olímpico em Roma 1960 e considerado o maior boxeador de todos os tempos.
Sotomayor compete pelo Azerbaijão porque se apaixonou por uma mulher do país. Após ir viver com ela, o boxeador acabou entrando para a equipe nacional de sua nova casa.
No ano passado, o pugilista chegou às quartas de final do Campeonato Mundial, no qual perdeu a chance de ganhar uma medalha para o russo Vitaly Dunaitsev.
O boxeador é o sétimo cabeça-de-chave do torneio olímpico e estreará no dia 11 de agosto contra o ucraniano Volodymyr Matviichuk. O vencedor encara nas oitavas de final o melhor entre o namíbio Junias Jonas e o francês Hassan Amzile.
Sotomayor contou que as brigas eram constantes em seu bairro em Cuba, algo que o levou aprender a lutar e, depois, a se tornar boxeador.
"Eu era um mau boxeador, não podia treinar porque precisava alimentar meus filhos. Vendia coisas na rua, roupa, sapatos, o que fosse. Mas agora tenho uma vida boa no Azerbaijão", afirmou.
O atleta pode se profissionalizar depois dos Jogos Olímpicos, uma vez que já teve oferta de promotores.
Fonte:EFE
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters
