29
Seg., Abr.
0 New Articles

morreu Padre Jorge Kongo, destacado activista de Cabinda

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O líder religioso e activista pela autonomia do Enclave Angolano de Cabinda, Padre Jorge Casimiro Kongo, morreu quinta-feira, vítima de prolongada doença.

O Padre Kongo de 71 anos de idade, morreu no Hospital Regional de Cabinda. O Padre Kongo nasceu no Município de Cacongo, região de Cabinda, onde protagonizou vários movimentos de reivindicações pela autonomia da Província Angolana rica

em minerais.

Depois de divergências com a Igreja Católica que pertenceu, fundou a Igreja Católica das Américas em Angola com a sede em Cabinda.

Em 2003 participou com o Padre Raul Taty, actual Deputado Independente do Partido Unita, na fundação da Associação Cívica de Cabinda, que foi extinta pelo Tribunal em 2005, por alegada subversão da ordem constitucional e atentado o Estado de Angola.

Devido o seu activismo independentista o Padre Kongo, foi retido várias vezes em custódia pelas forças policiais. Em mensagens de condolências, políticos, religiosos e amigos, destacam os feitos do Padre que lutou pelo bem-estar das populações de Cabinda.


O Padre Kongo, num gesto considerado por muitos, de aproximação ao regime de Luanda, aceitou desempenhar as funções de Secretário Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia de Cabinda.

Ouça aqui a correspondência de Avelino Miguel, correspondente em Luanda.

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews