26
Sex., Abr.
0 New Articles

Angola é um parceiro privilegiado - Embaixador espanhol

Angola é um parceiro privilegiado - Embaixador espanhol

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O embaixador do Reino de Espanha em Angola, Manuel Hernández Ruigómez, afirmou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, que Angola constitui um parceiro privilegiado em vários domínios. O diplomata teceu estas considerações no acto de abertura do ano académico 2021/22, presidido pelo Presidente da República, João Lourenço.



Manuel Hernández Ruigómez fez saber que Angola e Espanha são dois países amigos que mantêm excelentes relações e têm feito isso continuamente, desde a independência nacional, em 1975. Prova disso, realçou, foi a visita oficial que o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, realizou em Luanda em Abril deste ano, bem como a deslocação do Chefe do Estado angolano a Madrid, há aproximadamente uma semana.

Através destas relações, os dois governos criaram uma relação estratégica que tem permitido a execução de várias acções em diversos ramos, principalmente na educação. “A educação é um elemento fundamental para o desenvolvimento do país. Sem educação ou com uma educação pobre e deficiente o progresso não e possível”, alertou. Nesta conformidade, o governo angolano demonstrou hoje, concretamente na província do Bié, com a inauguração da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que vai contribuir na formação do homem novo.

A infra-estrutura foi inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço. A universidade é uma parceria entre a Fundação Universitária Iberoamericana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euroafricana.

Edificada numa área de 17 hectares, a instituição augura tornar-se na primeira, na região, a ministrar cursos de pós-graduação. O campus contempla seis edifícios, com 25 salas de aula, áreas para a prática desportiva, auditório, laboratórios, restaurante e um internato para os estudantes.

Numa primeira fase, vai albergar cinco mil estudantes nos cursos de engenharias, ciências da comunicação, humanas, da saúde e da educação. Até ao momento estão inscritos dois mil e 200 discentes.

No futuro, o campus deverá ter um total de 14 edifícios e uma capacidade de absorção de 12 mil estudantes, em cada ano académico.

A Universidade Internacional do Cuanza está vocacionada para a formação de quadros a nível de graduação em licenciatura e pós-graduação, em diversas áreas do saber.

Os estudantes matriculados vão obter a dupla titulação, angolana e espanhola, se finalizarem os seus estudos nesta universidade.

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 para receber notícias diariamente em seu celular
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews