24
Qua., Abr.
0 New Articles

Massingir incrimenta descarga para salvar campanha agrícola

A informação foi revelada no quadro da visita que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário

Gaza
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A barragem de Massingir, na bacia hidrográfica dos Elefantes, decidiu incrementar o volume das descargas de água para 27 metros cúbicos por segundo, uma medida que visa salvar a produção do arroz a jusante no Regadio do Baixo Limpopo, na província

meridional de Gaza, em Moçambique.

A informação foi revelada no quadro da visita que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, está a efectuar a Gaza para avaliar o impacto da seca severa que está a dilacerar a região sul do país, com sérias consequências no sector agro-pecuário.

Citado pela Rádio Moçambique (RM), emissora pública, o director do projecto de reabilitação da infra-estrutura, Luís Paulo, explicou que as descargas de emergência, iniciadas no dia 02 do mês em curso, visam salvar a campanha agrícola no vale do Limpopo, através de uma resposta as necessidades da água a jusante.

A fonte afirmou que as descargas continuarão a ser feitas normalmente enquanto decorrem as obras de reposição do descarregador de fundo daquela barragem. 

As descargas de emergência, segundo o director, abrem algumas expectativas aos produtores do arroz exemplo dos que trabalham no Regadio do Chókwè, distrito do mesmo nome, onde dos 3.500 hectares cultivados, 350 são dados como perdidos devido a insuficiência da água.

Paulo disse, por outro lado, que no sentido de responder a seca que está a afectar a região sul do país, existem acções de implementação imediata, assim como estruturantes.

“Estamos a estudar também a possibilidade de instalar bombas submersíveis aqui na albufeira mas também são gigantescas que é preciso entrar num processo de encomenda e o seu fabrico também leva algum tempo”, explicou.

Enquanto isso, a fonte disse estão em processo de abertura mais furos de provisão do precioso líquido na região norte da província de Gaza, para responder as necessidades da água em particular neste período de seca. 

 

 

 

Fornecido por: portaldogoverno.gov.mz 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus