20
Sáb., Abr.
0 New Articles

“IMORTALIZAR OS ACORDOS DE LUSAKA”- COMBATENTES EM CABO DELGADO

Os veteranos da luta de libertação nacional, em Cabo delgado, apontam uma saída para a imortalização dos Acordos de Lusaka, assinados há quarenta e dois anos.

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os veteranos da luta de libertação nacional, em Cabo delgado, apontam uma saída para a imortalização dos Acordos de Lusaka, assinados há quarenta e dois anos.

Eles falavam, em Pemba, por ocasião do dia da Vitória, dia dos Acordos de Lusaka, que esta quarta-feira, se assinala.

“ Os jovens devem fazer coisas conhecendo o seu passado, o que é que foi Moçambique ontem, o que Moçambique tem hoje, o que cada um deles deve ter como contribuição para que este país se levante (…..) O desenvolvimento de um país não é só a construção de prédios ou ter fábricas; é preciso desenvolver o próprio homem primeiro, um homem capaz de analisar a situação interna, internacional e saber tomar a sua posição no seu país, em qualquer momento, capaz de defender o seu país, defender as riquezas que o país ostenta (…) A camada juvenil deve seguir o exemplo daqueles que foram libertadores. Aqueles que com muito sacrifício, tudo fizeram para que este país colonizado há mais de quinhentos anos, hoje tivesse uma cara diferente”, disseram os combatentes da luta de libertação nacional. 

A data dos Acordos de Lusaka, assinados a 7 de Setembro de 1974, ficou conhecida como o Dia da Vitória.

Foi a 7 de Setembro de 1974 que a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e o Estado Português rubricaram os “Acordos de Lusaka”, que reconheceram formalmente o direito do povo moçambicano à Independência 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:RM

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus