19
Sex., Abr.
0 New Articles

Intervenção estrangeira continua eficaz?

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Insurgentes voltam em força para áreas de seu anterior domínio, pondo em causa a "limpeza" das forças conjuntas. Investigadores sugerem cuidado na avaliação da presença do Ruanda face à organização dos insurgentes.
A imprensa e plataformas de investigação noticiam que, a 2 de fevereiro, Matemo foi atacado por insurgentes; a 27 e 28 de janeiro atacaram Meluco e a 26, 18 e 15 de janeiro foi a vez de Macomia.


Os relatos são de assassinatos por esquartejamento, sequestros de mulheres e crianças, saques e destruição. São algumas das ações insurgentes que voltaram a ser o pão de cada dia em Cabo Delgado, cerca de seis meses após o começo da pujante intervenção militar ruandesa e da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM).
O académico Elísio Macamo lembra que "houve uma altura em que dava para dizer que o Ruanda estava a ter bons resultados em Cabo Delgado, e até certo ponto esses resultados são melhores do que os resultados que as nossas forças de Defesa e Segurança tiveram ao longo de quatro anos".
Mas hoje nascem dúvidas sobre o "brilho" de tais forças, no entender de Macamo: "Neste momento não sabemos como está a situação lá. Já há notícias a dar conta de insurgentes nas províncias vizinhas. Neste momento devemos ter cuidado em relação à forma como avaliamos a presença do Ruanda naquela região e conflito."
"A insurgência está bem organizada"
A insegurança volta a repelir a população de locais recentemente recuperados pelas forças conjuntas, sinalizando um recuo nas suas conquistas. Ao mesmo tempo, notícias recentes indicam baixas entre os insurgentes, inclusive entre a sua liderança, bem como a apreensão do seu material bélico. Entretanto, a especialista em contra-terrorismo Jasmine Opperman alerta para as valências dos atacantes.
"A insurgência está bem organizada, tem a sua própria estrutura e estão a apostar mais numa estratégia holística. Estamos para além da fase em que os assassinos andam de um lado para o outro a criar só confusão. Eles fixaram objetivos claros. Um deles é um sério sentimento anti-Governo", argumenta.
Institucionalização do EI em Cabo Delgado
Além da tardia resposta musculada dos insurgentes, paira sobre Moçambique o risco de ver o apoio militar externo ser amputado paulatinamente - é que os membros da SADC andam de bolsos vazios. Por exemplo, de acordo com a plataforma de pesquisa Cabo Ligado, o Lesoto fez saber na última semana que poderá retirar as suas tropas da SAMIM antes do fim da missão, em março. Alega que não tem dinheiro para continuar a pagar os subsídios, nem para a comida dos soldados.
O Lesoto é o quarto maior contribuinte da SAMIM, com 11% dos soldados, para além de disponibilizar cinco aeronaves para operações.
A plataforma Cabo Ligado entende que a retirada do país da missão teria um impacto significativo para o distrito de Nangade, onde atuam ao lado das forças moçambicanas e tanzanianas.
É neste contexto de medição de forças que o perigo se enraíza no norte de Moçambique, lembra Opperman: "O Estado Islâmico [EI] vai além do oportunismo. Estamos a assistir à sua institucionalização em Cabo Delgado. É um perigo ignorar isso. Acho que é tempo das contra-forças, SAMIM, Ruanda e Moçambique, se sentarem e constatarem a ameaça que enfrentam, não só para Moçambique, mas também para a região."
Por exemplo, o ataque a Meluco, a 28 de janeiro, foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus