25
Qui., Abr.
0 New Articles

População encontra corpos ao tentar reconstruir casas

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

População de uma aldeia de Cabo Delgado, norte de Moçambique, encontrou os restos mortais de três pessoas entre os escombros de um ataque. Médicos Sem Fronteiras alertam para novo pico de violência.
A população de uma aldeia de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, encontrou no domingo (06.02) os restos mortais de três pessoas por entre os escombros de um ataque atribuído a rebeldes, disseram residentes à agência de notícias

Lusa.
"Íamos procurar corda para reconstruirmos as nossas casas destruídas pelos insurgentes, quando sentimos um cheiro forte: aproximámo-nos e vimos que eram ossadas humanas", relatou um dos habitantes da aldeia de Citate, no distrito de Meluco. "Desconfiamos que são pessoas que foram mortas aquando do ataque de janeiro", acrescentou, acompanhado por outro morador.
Dois corpos estavam juntos, perto da aldeia, enquanto um terceiro foi descoberto num local mais afastado. Aquele corpo foi identificado como um idoso de 63 anos conhecido como "um dos grandes sapateiros" daquela zona e que estava desaparecido desde o dia do ataque.
"Ele fugiu sozinho e encontrámo-lo a uns quatro quilómetros da aldeia", acrescentou o mesmo habitante.
Novo pico de ataques, alerta MSF
A ofensiva militar apoiada pelo Ruanda e países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em curso desde julho de 2021, tem desfeito as operações de rebeldes em Mocímboa da Praia e Palma, em redor dos projetos de gás, no norte da província.
Meluco, a par de Macomia, tem sido desde setembro de 2021 um dos distritos do sul de Cabo Delgado a ser alvo de ataques dispersos de grupos armados que se julga estarem em fuga daquela ofensiva.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou na quarta-feira que a província vive nas últimas semanas um "novo pico de ataques e violência", que causou "mais uma vaga de milhares de pessoas deslocadas em apenas algumas semanas no final de janeiro, a maior registada nos últimos meses".
Os MSF contabilizaram "mais de 20 ataques a quatro aldeias nas últimas duas semanas, com 2.800 casas danificadas ou destruídas no distrito de Meluco e em zonas do sul do distrito de Macomia".
"Pelo menos 14 mil pessoas tiveram de fugir em busca de segurança e meios básicos de sobrevivência", acrescentaram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus