12
Sex., Ago.
0 New Articles

Insurgentes matam cinco pessoas em Macomia

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Cinco pessoas morreram esta segunda-feira (03.01) na sequência de um novo ataque de grupos armados no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

No novo ataque, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (03.01), os insurgentes mataram aproximadamente 5 pessoas e incendiaram 11 casas na aldeia Nova Zambézia, que fica ao longo da estrada número 380, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.


"Por volta das 02:17, começámos a ouvir algum barulho e gritos de pessoas. Afinal eram terroristas, já estavam a matar pessoas inocentes", declarou à Lusa fonte da força local que estava nas proximidades da aldeia.
Além de matar e incendiar casas, os insurgentes, segundo a fonte, saquearam também a comida da população, que devido ao aumento da segurança estava gradualmente a regressar à aldeia, localizada a cerca de 25 quilómetros de uma posição militar.
"Eles invadiram casas da população e levaram comida, depois disso colocaram-se em fuga", acrescentou.
Situação em Cabo Delgado
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por homens armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.
Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocimboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.

 

 

Fonte:da Redação e da dw.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmznews
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus