16
Qui., maio
0 New Articles

Investigação sobre corrupção Sérvia vê dezenas presos

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A polícia da Sérvia prendeu cerca de 80 pessoas no que foi descrito como maior investigação anti-corrupção do país em décadas.

 

Um dos detidos é um ex-ministro, Slobodan Milosavljevic.

Dois ex-funcionários do Ministério do Interior, várias servir e ex-prefeitos, e um número de executivos em empresas estatais também foram detidos.

O movimento vem após Sérvia abriu negociações para aderir à UE, que há muito pressionado Belgrado para combater a corrupção.

'Abuso de escritório'

O ministro do Interior Nebojsa Stefanovic disse que as acusações para os presos incluídos abuso de poder, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros.

As supostas ofensas remontam a 2004, envolvendo o desvio de fundos suspeitos de 7.8bn de dinares (US $ 70 milhões).

Sr. Stefanovic disse que a polícia estava procurando por mais cinco suspeitos. Outros 39 estão sob investigação.

Um comunicado do ministério disse que o Sr. Milosavljevic estava sendo acusado de abuso de poder, quando o ministro da Agricultura, Silvicultura e Gestão da Água de maio de 2007 a julho de 2008 e quando chefe da Câmara de Comércio, de 2004 a 2007.

O ex-chefe da agência anti-corrupção do governo, Zorana Markovic, também foi detido.

Muitos dos detidos são da oposição do Partido Democrata. O seu líder disse que as detenções foram motivadas politicamente.

Combater a corrupção ea criminalidade organizada será uma prioridade na agenda de negociações de adesão à Sérvia à UE, que começou em 14 de dezembro.

 

Fonte:Stop Notícias BBC

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus