23
Ter., Abr.
0 New Articles

Investimento e Poupança em Moçambique

Negocio
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Se a poupança é a diferença entre a renda e o gasto corrente, quanto maior a renda de um indivíduo, maior será a quantidade de renda que ele conseguirá poupar. Podemos aplicar essa mesma lógica para um país.

Quanto maior a renda de uma nação, maior será a sua poupança pública. Consequentemente, quanto mais uma pessoa ou um país, poupa, mais investimentos ele poderá efetuar.

A teoria clássica da economia nos diz que há uma relação entre essas duas grandezas que giram em torno da renda, poupança e investimento. E, uma vez que essas duas variáveis estão diretamente ligadas à renda, elas dependem também do preço do dinheiro, que conhecemos como taxa de juros. Quando essa taxa encontra-se elevada uma menor quantidade de investimentos passa a ser lucrativa, assim, a demanda por bens de investimento diminui. O contrário também é verdadeiro, a taxa de juros, quando baixa, é um grande atrativo para investimentos, ou seja, uma maior quantidade de projetos de investimentos passa a ser lucrativos e a demanda aumenta.

Assim, podemos concluir que quanto maior a poupança, maior o investimento, e quanto maior o investimento em pesquisa e tecnologia, gera uma maior produtividade, acarretando em menores custos de produção, e a competitividade frente ao mercado internacional de um país aumenta. Dado que o que mede o crescimento econômico de um país é, principalmente, o PIB, o país se vê em desenvolvimento quando sua produtividade aumenta. E, em última instância, esse aumento de produtividade pode ser atribuído ao grau de investimento. Entretanto, a questão que fica é: países considerados pobres como Moçambique, conseguem atingir um grau de investimento alto? Analisemos as estatísticas para melhores conclusões.

A taxa de juros anunciada hoje, pelo Banco de Moçambique era de 7,5%, uma taxa considerada alta. Entretanto, o país tem investido em políticas que incentivam tanto a poupança privada como o investimento. No site do Banco de Moçambique podemos acessar links de educação financeira, onde temos acesso a propagandas que o governo elabora afim de incentivar poupança. O vídeo mais recente sobre o assunto pode ser consultado aqui.

Além dessa medida o país criou o Banco Nacional de Investimento, como afirma a proposta do Banco, “O BNI compromete-se a assessorar e financiar ativamente os projetos, transações e iniciativas econômicas e socialmente sustentáveis que respondam ao desafio de desenvolver Moçambique e produzam efeitos mesuráveis e duradouros de crescimento. ”[1]

No gráfico ao lado, podemos observar como o grau de investimento e poupança acompanham a mesma tendência. Enquanto o investimento, em dólares, chegou a aproximadamente 2,7 bilhões em 2013, a poupança doméstica era de 1,1 bilhão.

O Governo de Moçambique atribui importância particular ao investimento direto estrangeiro para a luta contra a pobreza e o desenvolvimento do país. O jornal Correio da Manhã[2], publicou no dia 24-09-2015, que o investimento americano no país já ultrapassava ‘14 milhões de euros nos últimos dez anos, com potencial para a criação de quatro mil empregos, disse esta quinta-feira em Maputo a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros moçambicana, Nyeleti Mondlane’.

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus