
Egipto de Mohamed Salah.
Garoua fica a um pulo da fronteira de Camarões com a Nigéria, onde os torcedores podem ser perdoados por já se sentirem otimistas sobre as chances de seu time ganhar uma quarta Copa das Nações.
O início suave do torneio contrastou com a tumultuada formação que viu o técnico alemão Gernot Rohr demitido em dezembro e Eguavoen nomeado como interino.
O experiente Rohr, de 68 anos, estava no comando desde 2016, levando a Nigéria ao terceiro lugar no Afcon de 2019 no Egito. Muitos no país sentiram que Rohr havia demorado demais para receber as boas-vindas.
Eguavoen, de 56 anos, trabalhava como diretor técnico da Federação de Futebol da Nigéria antes de ser chamado para substituir Rohr e ocupar o banco até que José Peseiro, de Portugal, assuma o cargo.
O chefe interino pertence a uma geração de ouro de jogadores nigerianos. Ele foi o capitão da equipe na vitória na final da Copa das Nações de 1994 contra a Zâmbia.
Defensor, Eguavoen jogou ao lado de Jay Jay Okocha, Sunday Oliseh, Finidi George, Daniel Amokachi e Emmanuel Amunike, o último vencedor da partida em 1994.
A Nigéria também chegou às oitavas de final da Copa do Mundo daquele ano e Eguavoen mais tarde levou a equipe ao terceiro lugar no Afcon de 2006.
Esta é sua terceira passagem no comando. Desta vez, foi uma surpresa para muitos na Nigéria, onde a decisão de entregar-lhe as rédeas não foi bem recebida.
Muitos sentiram que ele estava muito próximo da atual liderança da NFF em seu papel de diretor técnico.
COMANDA O RESPEITO
Lembrado como um zagueiro grande e eficaz, Eguavoen é um cavalheiro fora de campo e impõe respeito sem ser tão popular quanto Okocha ou Oliseh.
No entanto, ele está confiante no que pode alcançar com um elenco forte que é particularmente temível no ataque com estrelas da Europa como Samuel Chukwueze, Kelechi Iheanacho, Moses Simon e Taiwo Awoniyi.
A Nigéria começou bem e um caminho favorável está se abrindo para os últimos estágios. Se eles forem até o fim, isso pode deixar a NFF em uma posição embaraçosa.
Peseiro, que treinou notavelmente o Sporting em sua terra natal, os gigantes egípcios Al Ahly e Arábia Saudita, deve começar a trabalhar após a Copa das Nações, o que significa que ele terá a tarefa de garantir a qualificação para a Copa do Mundo.
No entanto, o presidente da NFF, Amaju Pinnick, deu a entender que Eguavoen poderia manter o cargo se levar a Nigéria à glória em Camarões.
"Sabemos que Eguavoen pode fazer o trabalho habilmente, mas também sabemos que ele será mais útil controlando o departamento técnico", disse Pinnick após sua nomeação.
"Se o Eguavoen vencer a Copa das Nações, podemos repensar. Nesse caso, o técnico estrangeiro se tornaria o diretor técnico".
Por enquanto, porém, Eguavoen não está se deixando levar.
"É importante para nós mantermos a mentalidade vencedora enquanto mantemos nossas cabeças em nossos ombros", disse ele à mídia nigeriana esta semana.
"Ainda não ganhamos nada aqui, exceto pontos."
Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão
