
Kumaritashvili, lutador que morreu durante os Jogos de Inverno de 2010, em Vancouver.
A Seleção Brasileira feminina de futebol pressionou muito para conseguir a vitória sobre a China na estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (3 de agosto), no estádio do Engenhão, o Brasil dominou a partida e contou com gols de Mônica, Andressa Alves e Cristiane para bater as chinesas por 3 a 0, garantir os três primeiros pontos no Grupo E e igualar a Suécia, próxima adversária.
O Brasil pressionava e segurava a China recuada em seu campo de defesa durante todo o primeiro tempo, mas não conseguia balançar as redes. Diversos escanteios e chutes de longe não deram resultado, até que Marta cobrou uma falta na área e, após uma confusão entre goleira e a defesa chinesa, a zagueira Mônica tratou de cabecear para o gol e abrir o placar.
Segura durante todo o jogo, Mônica foi a heroína do Brasil frente à China. Antes do primeiro gol marcado pela zagueira, a Seleção encontrava dificuldade e demonstrava nervosismo em campo. Após o tento que abriu o placar, as meninas passaram a jogar com mais tranquilidade e conseguiram a goleada.
'Gigante' da China, a goleira Zhao Lina falhou em dois lances críticos do jogo. No gol de Mônica, errou na saída após lançamento de Marta e viu a zagueira concluir ao gol sem poder pular para fazer a defesa. Já no tento de Cristiane, o terceiro, a camisa 1 chinesa voltou a sair errado, deixando a brasileira livre para cabecear e decretar o 3 a 0 no Engenhão.
Desde o começo, a estratégia da equipe de Vadão foi 'sufocar' as chinesas em campo. Os números de posse de bola – 64% a 36% para as brasileiras – demonstrou a superioridade da Seleção na vitória por 3 a 0, que ainda contou com 15 escanteios para a Canarinha, sendo que um deles terminou no gol de Cristiane.
Autora de uma assistência – para o gol de Andressa Alves –, Marta não conseguiu se destacar contra as chinesas. A camisa 10 do Brasil foi bem marcada e viu suas jogadas não surtirem efeito. Aos 36 minutos do segundo tempo, acabou substituída por Débora e assistiu ao fim da partida com uma bolsa de gelo no joelho. Aparentemente, não há problemas mais graves com a atacante.
A Suécia bateu a África do Sul por 1 a 0 e foi a três pontos no Grupo E da Olimpíada. Na próxima rodada, no sábado (6 de agosto), as suecas serão as adversárias do Brasil em uma partida que pode definir a primeira classificada às quartas de final ou 'colocar fogo' na disputa por uma vaga, caso ocorra um empate e as sul-africanas superem a China.
Fonte:GAZETA PRESS
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters
