18
Qui., Abr.
0 New Articles

Autoridades são-tomenses lutam contra o paludismo

São Tomé e Príncipe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As autoridades são-tomenses mobilizam-se em prol da reavaliação de estratégia no combate ao paludismo, e isto face ao aumento de casos nos últimos cinco meses.
O Comité nacional de luta contra o paludismo presidido pelo Chefe de Estado, Carlos Vila Nova, esteve reunido nesta sexta-feira e denunciou uma situação alarmante.

Com o aumento de casos em mais de 60%, relativamente ao de 2021, as causas são diversas, entre as quais a baixa cobertura de pulverização intra-domiciliária e factores climatéricos como avança João Alcântara, coordenador do Programa Nacional de luta contra o paludismo: «Tem a ver com as mudanças climáticas. Tem havido muita chuva. Essa chuva sucessiva tem aumentado o número de criadores. Aumentando os criadores, consequentemente a proliferação dos mosquitos».

O Presidente da República, Carlos Vila Nova, considera que este aumento é alarmante: «Um aumento considerado alarmante no nosso país. O que representa um grande problema de saúde pública e de entrave ao desenvolvimento».

O Chefe de Estado defende a reavaliação de estratégia de combate: «É imprescindível uma reavaliação e/ou reflexão. Tornou-se necessário reflectir sobre uma nova abordagem de luta contra o paludismo».

Enquanto isso, o Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, apela à mobilização de todos os actores no combate ao paludismo: «Todos os actores políticos, sociais, empresariais, as ONGs e os parceiros. Por isso mesmo é que estamos aqui», concluiu.

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus