26
Sex., Abr.
0 New Articles

Uma semana para recuperar linha ferroviária no centro de Angola após descarrilamento

Uma semana para recuperar linha ferroviária no centro de Angola após descarrilamento

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os trabalhos de recuperação da linha ferroviária na província angolana do Bié, afetada pelo descarrilamento de um comboio que transportava combustíveis refinados, ocorrido no sábado, deverão prolongar-se por mais uma semana, foi hoje divulgado.


De acordo com informação da direção provincial dos transportes do Bié, centro de Angola, ainda decorre a retirada de combustíveis e outros equipamentos do local do incidente, que envolveu um comboio com 14 vagões de gasolina e gasóleo, pelo que a circulação ferroviária naquele troço do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) continuará interdita por mais oito dias.
A linha do CFB tem mais de 1.300 quilómetros de extensão, mantendo-se a circulação com normalidade nos restantes troços fora da área do incidente.
O excesso de velocidade terá estado na origem do descarrilamento, segundo informação prestada anteriormente à imprensa por José Fernando Tchatuvela, vice-governador para a área técnica e infraestruturas.
Terá havido falta de cautela do maquinista na aproximação de uma curva considerada perigosa, próximo da aldeia de Santo-Biangue, em Kamacupa, na província do Bié, informou o vice-governador.
Este incidente foi confirmado à Lusa, ainda no sábado, por fonte da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), que acrescentou não haver registo de vítimas.
O descarrilamento do comboio, que fazia a ligação entre o Lobito (litoral) e a cidade do Luena, capital da província do Moxico (no leste), aconteceu numa "área desabitada e de difícil acesso" do CFB, no centro de Angola, precisou na ocasião a Sonangol.
"Para evitar outros transtornos, as autoridades, policiais e de proteção civil, montaram um perímetro de segurança no local onde já está uma equipa da Sonangol para avaliar danos, e orientar o início das operações de trasfega dos combustíveis para camiões", declarou a petrolífera estatal angolana.
De acordo com as autoridades locais, os 14 vagões transportavam mais de 200 mil litros de combustíveis prontos para consumo e o descarrilamento levou dezenas de populares ao local, tentando abastecer-se.
As operações de trasfega e as obras de requalificação da linha férrea naquele local estão a obrigar à interdição da circulação ferroviária no troço entre Cuíto e Luena.
A Sonangol referiu no sábado que pretende "iniciar o mais depressa possível o transporte rodoviário de combustíveis", para "reduzir ao mínimo os inconvenientes que possam advir para os consumidores da província do Moxico".

 


Fonte:da Redação e Por angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews